David Luiz obtém cerca de 20 milhões de seguidores nas plataformas digitais. Logo após a chegada ao Mengão, o jogador e seu staff trabalham em novo projeto para promover o zagueiro e o clube. Isso porque, apenas 20% dos seguidores do atleta são brasileiros. Ou seja, o camisa 23 busca manter seus seguidores estrangeiros e aumentar o alcance do Mais Querido nas redes sociais.
A ideia é realizar uma imersão na cultura do time sem perder o alcance global do atleta, conquistado após 14 anos na Europa. Dessa forma, a maior parte dos seguidores de David Luiz são da Inglaterra, resultado de duas grandes passagens pelo Arsenal e Chelsea. Como resultado dessa raiz inglesa, os seguidores do atleta ainda serão chamados de “Geezers”.
“Ele é muito querido na Inglaterra, tem história, não dá para abandonar isso na hora de trabalhar o digital. Essa comunicação passa pelos Geezers, que é um termo que não vai abandonar. Vai chamar os fãs dele assim”, explicou Victor Rios, CEO da Rioscom, empresa que cuida da comunicação do jogador.
O zagueiro de 34 anos tem marcas extraordinárias nas redes sociais. Sendo assim, David Luiz tem média de 160 mil curtidas em suas publicações, números semelhantes ao engajamento das postagens de Neymar. Além disso, o jogador ganhou 700 mil novos seguidores desde a chegada ao Mengão.
“Ele é uma marca global. Está entre as mil pessoas mais seguidas do mundo. Pelo lado do Flamengo, é o cara ideal para fortalecer e acelerar a estratégia de internacionalização — diz o especialista, que já passou pelo marketing do clube”, disse Bernardo Pontes, sócio da ALOB Sports.
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Produtos licenciados
O Flamengo ainda não se pronunciou referente as estratégias de marketing com o novo jogador. Contudo, existe rumores que a ideia é produzir uma uma linha de produtos licenciada para David Luiz, semelhante a de Gabigol.
Com mais seguidores que o próprio clube, a tendência é que o zagueiro alavanque as redes sociais do Mengão, que já é um sucesso no futebol brasileiro.
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Estratégia própria
Além da parceria com o clube, David Luiz também realiza seu projeto pessoal nas redes sociais. O jogador começou um canal no YouTube durante a quarentena, onde registra seus treinos.
Bernardo Pontes destaca que o jogador é uma máquina de comunicação, e sabe fazer publicidade como poucos jogadores.
“David tem característica interessante, ele sabe se comunicar. Se você der um texto ele vende , faz uma publicidade, ele é o atleta perfil das marcas. Tem uma fisionomia expressiva, por causa do cabelo, tem qualidade técnica, e tem o lado comunicativo, que todos se identificam”, encerrou Pontes.