História Rubro-Negra: Título histórico do Flamengo foi conquistado com uniforme improvisado

Bagagem da delegação foi extraviada em voo do Chile para o Uruguai

Título da Libertadores de 1981 completa 40 anos, quatro dias antes da decisão de 2021.
Geração de 81 do Flamengo comemora conquista da primeira taça da Copa Libertadores. Foto: Reprodução/Internet.

O Flamengo entrou pra história da América do Sul em 1981. Nesse sentindo, o Rubro-Negro traçou grande batalha contra o Cobreloa (CHI), para se tornar campeão da Libertadores. O que poucos torcedores sabem é que a camisa usada na grande decisão, foi improvisada. Isso porque, a bagagem da delegação foi extraviada em voo do Chile para o Uruguai.

Siga Diário do Fla no Twitter

Após perder a partida em Santiago, no Chile, o Mais Querido foi até Montevidéu para decidir o título da América. Todavia, a batalha Rubro-Negra começou ainda no aeroporto, devido ao sumiço da bagagem com os uniformes. Dessa forma, o clube precisou solucionar o problema para uniformizar os jogadores para a finalíssima.

Siga Diário do Fla no Instagram 

Existem diversas versões sobre como o imprevisto foi solucionado. Contudo, a história mais coerente é de que um dirigente do clube levou um segundo lote de uniformes. No entanto, as camisas não tinham o logotipo da Adidas, antiga e atual fornecedora do Mengão. As categorias de base que usavam o uniforme utilizado na grande final. Nesse sentindo, o craque Andrade relembrou a situação em entrevista ao UOL Esporte.

“Lembro que comentaram com a gente e tiveram que recorrer ao uniforme dos juvenis. Mas não fez diferença até onde me lembre, estava tão concentrado no título que nem lembro”, disse o ídolo Rubro-Negro.

Curta Diário do Fla no Facebook

Por fim, o Flamengo ganhou o confronto decisivo contra o Cobreola e se tornou o Campeão da Libertadores de 1981. Sendo assim, a camisa usada na grande final virou um marco no clube e hoje é um dos Mantos sagrados mais cobiçados por torcedores.