Grupo quer chegar forte na licitação do Maracanã

Grupo que comanda o Mané Garrincha quer gerir o Maraca

Flamengo
(Foto: Reprodução)

A Arena BSB, empresa que faz a gestão do estádio Mané Garrincha em Brasília, está planejando entrar na concorrência pela gestão do Maracanã, ao lado de times como Flamengo, Fluminense e Vasco. A Arena BSB já venceu a concorrência para o estádio de Brasília em 2019, com um contrato de 35 anos, e também está interessada na gestão do Serra Dourada em Goiânia, além de planejar entrar na administração da Arena Barueri em São Paulo.

De acordo com o portal GE, embora a Arena BSB não esteja vinculando diretamente sua proposta a clubes de futebol, o presidente da empresa, Richard Dubois, acredita no bom relacionamento com as diretorias dos times cariocas. Ele também espera um Maracanã “apartidário”, ou seja, sem vínculo original com os outros concorrentes da licitação.

Até o momento, Flamengo e Fluminense formaram um consórcio para participar da licitação, assim como o Vasco com a construtora W. Torre e a Legends, empresa que administra arenas pelo mundo. A empresa vencedora da concorrência terá a gestão do estádio por 20 anos. Até agora, o Maracanã gera uma receita de pelo menos R$ 40 milhões por ano, excluindo bilheterias e outros ganhos relacionados a partidas, que são repassados aos clubes que mandam os jogos.

O “custo Maracanã” para operação do estádio é de quase R$ 26 milhões por ano, mas houve uma redução de custos em média de 10% por jogo, principalmente devido à renegociação de contratos com fornecedores. Um estudo do Governo do Estado aponta que “todos os jogos com menos de 22 mil pagantes foram deficitários, independentemente do valor do ticket médio”. Portanto, a gestão do Maracanã envolve desafios financeiros e operacionais que a empresa vencedora da licitação precisará enfrentar.