O Governo do Estado do Rio de Janeiro realizará três ações relacionadas ao Maracanã. Primeiro, prorrogará o Termo de Permissão de Uso (TPU) com o Consórcio Maracanã (Flamengo e Fluminense) até 31 de dezembro. Esta prorrogação abrangerá a reta final do Campeonato Brasileiro.
Além disso, serão lançados dois editais. O primeiro é um chamamento público para a administração provisória do estádio a partir de 1º de janeiro, com um contrato de 12 meses, que pode ser rescindido quando a administração definitiva assumir. O segundo edital diz respeito à gestão a longo prazo, com um contrato de 20 anos.
No entanto, o texto do edital definitivo parece não resolver o problema de clubes que desejam jogar no estádio e não são os administradores, como o Vasco. O edital estipula que os clubes tenham condições iguais de uso do estádio, salvo em casos de inviabilidades técnicas que podem ser alegadas pelo concessionário. Essa redação é vista como uma melhoria em relação à situação atual, pois elimina a discricionariedade do concessionário.