O elenco do Flamengo retornará às atividades no Ninho do Urubu no dia 8 de janeiro. Enquanto isso, Marcos Braz e Bruno Spindel atuam no mercado em busca de reforços. No entanto, além deles, outro integrante da diretoria realiza movimentos importantes nos bastidores.
Trata-se do Gerente de Futebol, Fabinho Soldado, que neste período tem organizado a pré-temporada do clube e focado em melhorias nos gramados do CT. Em entrevista ao ‘GE’, Fabinho, entre diversos assuntos, comentou sobre a preparação.
”Estou muito focado nessa pré-temporada. Estamos desde o ano passado acertando os detalhes para que a gente não perca a concentração tanto aqui no Rio quanto no Estados Unidos. Essa preparação vai nortear todo o ano do Flamengo, e isso é algo no qual estou muito empenhado. Desde o ano passado tive muito contato com a supervisão, com a área da saúde. Daqui a pouco (na quinta-feira) terei uma reunião no CT para falarmos sobre os nossos campos do Ninho do Urubu. Estamos em reformas para que no dia 8 tenhamos todas as condições no nosso CT para fazer ótimos treinos e uma ótima pré-temporada”, disse Fabinho, antes de emendar:
”Não é oba-oba. Quando essa oportunidade surgiu, a gente sentou com Tite e entendeu que seria excelente para 2024 você ficar um tempo no Rio fazendo o trabalho de dia a dia e depois um tempo focado e mais junto nos Estados Unidos. Os campos de lá também são de alto nível. Os jogos que vamos fazer lá vão ser bons jogos. E a gente tem a possibilidade de fazer uma pré-temporada muito forte. A gente está muito alinhado com a questão da logística, que é a parte do Gabriel e do Marcinho. A estrutura é muito boa”, complementou.
Confira outros trechos da entrevista de Fabinho:
Gramados do CT
”A primeira coisa que o Tite falou comigo quando chegou foi sobre os gramados. A gente já tinha uma reclamação dos atletas pela melhoria dos gramados. A gente estava a cada ano melhorando gramado, e com o Tite isso ficou ainda mais acentuado. O Tite já estava feliz com os gramados, mas passei para ele que o ano de 2024 seria melhor ainda porque iniciamos um trabalho importante há três anos em relação aos gramados. Juntamente com o Seu Leandro, claro que autorizado pelo presidente Landim, pelo Marcos (Braz) e pelo Bruno (Spindel)”
Mudanças para melhoria do gramado
”No nosso CT foi feita uma oficina onde temos nossas máquinas e nossos mecânicos. Os colaboradores do gramado são todos do Flamengo. Então entendemos que, para ter uma gramado de excelência, precisaríamos de algumas práticas que estavam sendo feitas e que não estavam atendendo às nossas expectativas. Claro que o treinador cobra bastante, mas já havia um processo de melhoria dos gramados liderado pelo nosso presidente, pelo Marcos e pelo Bruno. Esse processo já vem de três anos. Esse diagnóstico de identificar o que é um bom campo. Fizemos visitas a outros locais de treinamentos e de campos de jogos para entender como era feito o trabalho diário para se ter um gramado de excelência”
Chegada de Tite
”A verdade é que, dentro do pouco tempo de trabalho com o Tite, o entrosamento foi muito rápido. Já o conheço no olhar. Uma das minhas funções é entender rápido o que o treinador quer, a forma que ele tem de realizar os pedidos. E a gente tenta sempre antecipar algumas coisas para agilizar o trabalho e para que aquilo tudo que ele precisa seja entregue com alta qualidade”
Conversas sobre pré-temporada
”A gente teve que encaixar tudo, entender como seria a semana de treinos. tudo isso preciso consultar Tite e Fábio (Mahseredjian, preparador físico). Período de treinos. Desde o ano passado, muito mais para o final do campeonato. A gente estava muito focado, mas essa conversa nunca parou. No dia 31, eu estava conversando com Tite”