Gabigol é o pior jogador do Brasileirão em eficiência ofensiva

Atacante tem muitas chances perdidas em situações em que o gol era esperado

O 2023 do Flamengo está longe de ser aceitável para os torcedores. Num ano que começou cheio de expectativas após os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, decisões erradas de comando acabaram tirando toda a possibilidade de um ano mágico, e até agora, o Mais Querido perdeu todas as taças que disputou esse ano (já foram 5).

Com a má fase da equipe, diversos jogadores que vinham de bons anos acabaram tendo uma vertiginosa queda de desempenho. Um desses jogadores é o camisa 10 da equipe, Gabigol. Depois de fazer uma dupla de ataque com Pedro em 2022, quando foi relativamente bem, Gabriel vem fazendo um terrível 2023, até aqui.

Tirando alguns momentos de brilhantismo, como quando fez dois gols no Palmeiras e jogou muito bem na Supercopa do Brasil, Gabriel tem estado completamente abaixo do futebol que já apresentou no Mengão, e uma estatística do Campeonato Brasileiro ilustra muito bem esse ponto.

Gabi é o pior jogador do Brasileirão na estatística de eficiência ofensiva Gols Esperados (xG). A métrica avalia a quantidade de gols que um jogador deveria ter baseado na qualidade das chances que o mesmo teve. O camisa 10 tem 4,2 gols a menos do que deveria, bem a frente do segundo pior, Thaciano, que tem 3 gols a menos do esperado.