Fortaleza não derrota o Flamengo em Brasileiros há 15 anos

Rival entretanto derrotou Fla na Copa do Brasil em 2016

Fortaleza não derrota o Flamengo em Brasileiros há 15 anos
No primeiro turno as equipes fizeram um jogo disputado. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Fortaleza recebe o Flamengo pela 25ª rodada do Brasileirão neste sábado às 19h na capital cearense. As equipes estão próximas na tabela da competição e no que depender no histórico em Campeonatos Brasileiros a torcida rubro-negra pode ter boas expectativas para o confronto decisivo. A última que o tricolor derrotou o Fla em uma partida da competição foi na edição de 2005, há 16 anos. O ídolo rubro-negro Ronaldo Angelim marcou um gol nesta vitória. Erandir completou o placar de 2 a 1. Jean descontou para o Fla.

Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/

Sem frequentar as divisões de elite do Campeonato Brasileiro na década de 90, o Fortaleza só havia enfrentado o Fla na edição de 1981. Os cariocas aplicaram um inapelável 8 a 0 com o time comandado por Zico que marcou época no futebol brasileiro. A partir dos anos 2000 o Leão do Pisci, aproveitando-se de times fracos rubro-negros, conseguiu vitórias na edição de 2003, a primeira por pontos corridos, além da já citada vitória em 2005.

Os clubes se enfrentaram ainda em três edições da Copa do Brasil. Em 2009 nas oitavas de final o Fla avançou após empatar por 0 a 0 no Rio e golear por 3 a 0 em pleno Castelão. Dois anos mais tarde, em 2011, só que pela Segunda Fase, o rubro-negro eliminou o adversário vencendo por 3 a 0 fora de casa e excluindo a necessidade do jogo de volta. Em 2016, na pior participação rubro-negra na história da Copa do Brasil, o Fortaleza tirou o Fla após vender os dois jogos por 2 a 1.

O histórico geral dos duelos possui vantagem do Mais Querido. Foram 17 partidas oficiais, com nove vitórias do Flamengo, três empates e cinco derrotas. No primeiro turno do Brasileirão 2021 as duas equipes se enfrentaram no Maracanã, um jogo válido pela 6ª rodada. Já enchendo os olhos da crítica e dos torcedores o time de Vojvoda impôs muita dificuldade à equipe rubro-negra, à época comandada por Rogério Ceni e tal qual acontece agora, o Fla estava desfigurado por desfalques. Bruno Henrique marcou duas vezes no primeiro tempo. Na segunda etapa David diminuiu com um minuto de jogo e os visitantes quase foram buscar o empate, mas o duelo terminou 2 a 1 para o Flamengo.