Fora de casa, FlaBasquete cresce no segundo tempo e vence o Minas por 77 a 63

Orgulho da Nação está a uma vitória de garantir vaga na decisão do NBB

Foto: Helena Petry / CRF

No segundo jogo das semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB), o FlaBasquete foi até Belo Horizonte e venceu o Minas por 77 a 63 na noite deste domingo (15). O destaque da partida foi o armador Yago com 18 pontos. Caso vença a terceira partida da série, na próxima terça-feira (17), o Orgulho da Nação garantirá vaga na grande final da competição.

O jogo
Na primeira tentativa da noite, Dar Tucker acertou uma bola de três pontos e colocou o Flamengo na frente logo nos primeiros segundos da partida. Jogando em casa e com apoio da torcida, o Minas reagiu rapidamente e conseguiu passar à frente no placar. Yago mostrou seu cartão de visita e converteu uma bola tripla. O Orgulho da Nação girava a bola no ataque, mas desperdiçava alguns arremessos. Os donos da casa terminaram o primeiro quarto na frente: 20 a 14.

No segundo período, o técnico Gustavo de Conti mandou à quadra Faverani, Balbi e Olivinha. Com dois armadores, o time rubro-negro chegava com mais facilidade ao ataque. Balbi recebeu em boas condições e acertou uma bola tripla, encurtando a vantagem do Minas, que chegou a abrir dez pontos. Rafa Mineiro, pela direita de ataque, tentou para três e a bola caiu. O Minas permaneceu na frente e foi para o intervalo em vantagem: 38 a 30.

O primeiro arremesso do terceiro quarto foi do Mengão, que voltou com tudo. Com uma bola de três de Brandon Robinson e duas de Franco Balbi, o Orgulho da Nação conseguiu a virada no placar nos minutos iniciais. Olivinha trabalhou bem no garrafão, girou, e de gancho, anotou mais dois para o Rubro-Negro. Na metade final do período, o jogo ficou em aberto com os dois times trocando pontos. Dar Tucker recebeu passe de Mineiro dentro do garrafão, fez o giro e cravou mais dois. Ele ainda sofreu a falta, mas desperdiçou o lance livre. Com vantagem de um ponto, o Flamengo terminou o período na frente: 50 a 49.

No último quarto, Dar Tucker avançou em velocidade até o garrafão e deu uma bela enterrada. Com a defesa bem postada, o Mais Querido forçava os erros da equipe mineira. Rafa Mineiro recebeu no perímetro e converteu mais três pontos para o Mengão. A equipe rubro-negra soube controlar muito bem o ritmo de jogo, principalmente com Balbi. Nos minutos finais, o Orgulho da Nação não deixou a intensidade diminuir e continuou pontuando. Num momento crucial do quarto, Balbi acertou sua quarta bola tripla no jogo.

Em ótimo segundo tempo, o FlaBasquete reverteu a vantagem no placar e saiu de quadra com a vitória por 77 a 63. Com o resultado, o Mengão abriu dois a zero na série melhor de cinco das semifinais do NBB.

Destaques
Yago – 18 pontos;
Rafa Mineiro – 13 pontos;
Franco Balbi – 12 pontos;
Brandon Robinson – 11 pontos.

Próximo compromisso
O Orgulho da Nação volta à quadra na próxima terça-feira (17) para encarar novamente o Minas, às 20h, em Belo Horizonte, pelo terceiro jogo da série melhor de cinco das semifinais do NBB