Flamengo recebe Athletico neste domingo em busca de recuperação no Campeonato Brasileiro

O Furacão vai poupar os principais titulares

Dupla Gabigol e Bruno Henrique se destaca de diferentes formas na Libertadores.
Gabigol e Bruno Henrique em partida contra o Barcelona de Guayaquil, no Maracanã, pela Libertadores. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

O Flamengo recebe neste domingo às 16h no Maracanã o Athletico em partida válida pela 23ª rodada do Brasileirão. Depois de se garantir na decisão da Libertadores pela terceira vez na história, o rubro-negro volta as baterias para o torneio nacional, onde o time tem oscilado com frequência. Renato Gaúcho não contará com David Luiz e Diego Ribas, lesionados. Ao contrário do que aconteceu diante do América em Belo Horizonte, o técnico rubro-negro deve optar pelo que tem de melhor no elenco na escalação inicial.

A situação do Flamengo na luta pelo tricampeonato começa a ficar complicada. A equipe rubro-negra somou apenas um dos últimos seis pontos em disputa. Mesmo com defasagem de quatro jogos em relação à maioria dos outros clubes, o Fla tem 11 pontos a menos que o Atletico, líder do campeonato. No atual cenário, mesmo que vença os dois jogos a menos em relação ao rival e o derrote no segundo turno, ficaria ainda dois pontos atrás. Caso o Palmeiras não derrote o Juventude e com o revés do Fortaleza na rodada, o Fla tem condições de assumir a vice-liderança do campeonato se derrotar o Furacão.

Para esse confronto, Renato Gaúcho possui dois desfalques certos. O zagueiro David Luiz teve lesão confirmada na coxa esquerda depois de sair aos 9 minutos da partida contra o Barcelona pela Libertadores. O substituto natural é Gustavo Henrique. O meia Diego Ribas também foi vetado após se queixar de dores. Mas neste caso o belga naturalizado brasileiro Andreas Pereira assumiu a titularidade da posição após sua chegada ao clube em agosto.

A principal novidade do Athletico para o duelo rubro-negro não estará jogando. É o treinador Alberto Valentim. O profissional chega para comandar o Furacão na reta final da temporada, onde o grande objetivo é o título da Copa Sul-Americana. A grande final será dia 20 de novembro contra o Red Bull Bragantino em Montevidéu. O Furacão enfrentará o Fla também na semifinal da Copa do Brasil no fim do mês.

FICHA TÉCNICA

Flamengo: Diego Alves, Isla, Gustavo Henrique, Rodrigo Caio e Filipe Luis; Willian Arão, Andreas Pereira, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Renato Gaúcho.

Athletico: Bento (Santos); Pedro Henrique, Lucas Fasson e Nicolás Hernandez (Márcio Azevedo); Khellven, Christian, Erick, Léo Cittadini e Nicolas; Pedro Rocha e Renato Kayzer. Técnico: Alberto Valentim.

ARBITRAGEM

Juiz: Sávio Pereira Sampaio (DF)

Auxiliar 1: Daniel Henrique da Silva (DF)

Auxiliar 2: José Reinaldo Nascimento (DF)

VAR: Wagner Reway (FIFA-PB)

ONDE ASSISTIR

O jogo terá transmissão exclusiva da Rede Globo em canal aberto às 16h deste domingo.