As trocas de treinador, na maioria das vezes, causam uma nova motivação aos elencos de futebol. No Flamengo não está sendo diferente com a chegada de Jorge Sampaoli, especialmente para alguns atletas.
Como exemplo, Marinho, que foi surpresa na escalação contra o Ñublense. O atleta estava encostado com Vitor Pereira e teve sua saída especulada pelo clube. Porém, Sampaoli chegou e rapidamente deu moral para o jogador, que correspondeu com duas assistências no duelo da Libertadores.
Arturo Vidal também conhece bastante o treinador argentino. Os dois foram campeões da Copa América pelo Chile. O meio-campista era o capitão do time. Em seu primeiro jogo pelo Flamengo, Sampaoli colocou Vidal como titular. A presença do técnico no Mengão, pode ser um fator positivo para o atleta engrenar de vez entre os titulares.
Assim como os dois anteriores, Erick Pulgar é um conhecido de longa data do treinador. Ele foi convocado por Sampaoli para a seleção chilena em 2015. No entanto, o jogador precisa se firmar no Flamengo. Em quase um ano, o volante fez apenas 17 jogos.
Bruno Henrique e Rodrigo Caio são dois que podem ganhar espaços no time também. Diferente de Marinho, Vidal e Erick, a dupla perdeu espaço no time por conta de lesões.