O Flamengo entra em campo neste sábado para decidir o Campeonato Carioca contra o Fluminense, no Maracanã, às 21h05. Se vencer, o Rubro-Negro pode alcançar mais uma marca e conquistar o sexto tricampeonato carioca na história do clube. O primeiro aconteceu na década de 40, enquanto o mais recente se deu entre 2007 a 2009. Relembre os Tri do Rubro-Negro no estadual ao longo dos anos.
Siga o Diário do Fla no Twitter
1942 -1943 – 1944
A história do Campeonato Carioca começa em 1906, com primeiro título do Flamengo oito anos depois, em 1914. Mas o primeiro tricampeonato carioca da história do Rubro-Negro aconteceu na década de 40, nos anos de 1942, 1943 e 1944. Em 42, em torneio disputado no formato de pontos corridos, o Fla se sagrou campeão com 45 pontos, em campanha de 20 vitórias em 27 jogos. Neste ano, o Botafogo havia entrado na Justiça para tentar impedir o título do Flamengo, mas teve o pedido recusado.
Assim como em 42, o Mais Querido venceu o Carioca de 1943 com 11 vitórias em 18 partidas. E a última conquista do primeiro Tri foi a mais emocionante. Em 44, na última rodada do torneio, Flamengo e Vasco chegaram com chances de título, e o Rubro-Negro bateu o rival com gol do argentino Augustín Valido aos 41 minutos do segundo tempo. Flávio Costa era o comandante nas três conquistas, que também contou com grandes craques como Zizinho, Domingos da Guia, Biguá, Bria, Vevé e Pirillo, que marcou 46 gols na soma dos três campeonatos.
Acompanhe o Diário do Fla no Instagram
1953 – 1954 – 1955
Dez anos depois do primeiro tricampeonato carioca, o Flamengo repetiu o feito. Em 1953, o Rubro-Negro levantou a taça depois de vencer 21 dos 27 jogos no torneio, que acabou com a artilharia do atacante Rubro-Negro Jorge Benítez, que balançou as redes 22 vezes. A conquista de 1954 foi parecida com a do ano anterior, tendo o Flamengo vencido 19 das 27 partidas.
Já o Carioca de 1955 teve formato diferente. Campeão do primeiro turno, o Flamengo garantiu vaga na final do Carioca. Os seis melhores colocados fizeram um segundo turno, vencido pelo América, que enfrentou o Fla na decisão. O título foi dividido em três jogos e o Rubro-Negro venceu duas partidas para se sagrar campeão. Um dos maiores treinadores da história do clube, o paraguaio Fleitas Solich foi o responsável pelas conquistas. Grandes nomes também participaram do tri, como: Zagallo, Chamorro, Dida, Esquerdinha, Índio, Dequinha e Paulinho, que terminou na artilharia com 23 gols.
Curta o Diário do Fla no Facebook
1978 – 1979
O terceiro tricampeonato carioca do Flamengo veio com a geração mais vitoriosa do clube. Sob o comando de Cláudio Coutinho, um dos maiores técnicos da história do Rubro-Negro, a equipe de Zico, Adílio, Tita, Júnior e outros craques, levou o título do torneio de 1978. Naquele campeonato, o Fla conquistou os dois turnos, em campanha de 17 vitórias em 22 jogos. Zico e Cláudio Adão foram os artilheiros da competição, com 19 gols cada. Na última partida, que definiria o torneio, entre Vasco e Flamengo, Rondinelli marcou o gol do título do Mais Querido.
No ano seguinte, ocorreram dois estaduais. O primeiro, no início do ano, que ficou conhecido como ‘Campeonato Especial’, e o segundo, que aconteceu entre maio e setembro. A realização de dois torneios se deu pela indefinição acerca do Brasileirão daquele ano. No campeonato de fevereiro a abril, o Fla levou os dois turnos, vencendo 13 de 18 partidas, e nenhuma derrota. Já no segundo, foram jogados três turnos e todos vencidos pelo Fla novamente. Em ambos, Zico foi o artilheiro.
1999 – 2000 – 2001
Uma das mais marcantes conquistas aconteceu na virada do século XX para o XXI. Nos anos de 1999, 2000 e 2001, o Rubro-negro conquistou os títulos cariocas em cima do Vasco. No primeiro, o Fla levou a Taça Guanabara, enquanto o rival venceu a Taça Rio. No jogo de ida da final, o duelo ficou empatado em 1 a 1. Já na partida de volta, Rodrigo Mendes marcou o gol do título em cobrança de falta aos 31 minutos do segundo tempo. Romário encerrou a competição como artilheiro, com 16 gols. No ano seguinte, O Vasco levou a Taça Guanabara, enquanto o Mais Querido conquistou a Taça Rio. Mas diferente de 99, as finais do Carioca de 2000 não tiveram tanta emoção, isso porque o Rubro-Negro venceu o jogo de ida por 3 a 0, e também a volta, por 2 a 1. Em ambas as conquistas, Carlinhos era o treinador.
Apesar da emoção da conquista de 99, o melhor ficou para o ano de 2001. Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo reencontrou o Vasco, vencedor da Taça Rio na final do Carioca, decidida em duas partidas. No primeiro duelo, o rival levou a melhor com placar de 2 a 1 e podia perder por até um gol de diferença na volta para ser campeão. No segundo jogo, disputado no dia 27 de maio daquele ano, o Flamengo abriu placar com Edilson e viu Juninho Pernambucano empatar ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o Capetinha colocou o Rubro-Negro em vantagem novamente, mas ainda faltava um gol para o título. Foi quando um dos momentos mais marcantes da história do Fla aconteceu. Aos 43 minutos do segundo tempo, Petkovic cobrou uma linda falta no ângulo do goleiro Hélton, dando mais um tricampeonato ao Fla. Zagallo era comandante daquele torneio.
2007 – 2008 – 2009
O tricampeonato mais recente da história do Fla aconteceu na primeira década do século XX, todos em cima do Botafogo. Em 2007, o Rubro-Negro, comandado por Ney Franco, venceu a Taça Guanabara, enquanto o rival conquistou a Taça Rio. Nos jogos de ida e volta, o placar ficou em 2 a 2. Nas penalidades, Léo Moura ficou encarregado da última cobrança e deu o título ao Flamengo. No ano seguinte, o filme foi o mesmo na fase classificatória, mas a decisão foi mais tranquila para o Rubro-negro. Na ida, o Rubro-Negro, bateu o rival por 1 a 0 com gol de Obina, que também marcou duas vezes no jogo de volta, quando o Mais Querido levantou a taça ao bater o Botafogo por 3 a 1. Tardelli fechou o placar da equipe comandada por Joel Santana.
Em 2009, o Botafogo foi o campeão da Taça Guanabara, enquanto o Flamengo venceu a Taça Rio. Na decisão, a história de 2007 se repetiu. Nos dois jogos, as equipes ficaram em 2 a 2; nos pênaltis, Léo Moura converteu, e o goleiro Bruno defendeu a cobrança que deu o título ao Flamengo comandado por Cuca. Neste ano, o Rubro-Negro também contou com as voltas de Adriano e Petkovic para se sagrar campeão brasileiro. Naquele ano, do penta tri Carioca, o Flamengo também superou o Fluminense em números de títulos estaduais, e não foi ultrapassado desde então, tendo 36 conquistas, podendo chegar à 37ª neste sábado.