Caberiam no Flamengo? Veja jogadores em fim de contrato

Ventilado no Fla, zagueiro David Luiz é uma das opções

Caberiam no Flamengo? Confira jogadores que estão em fim de contrato
Foto: Alexandre Vidal/CRF

Por Clederson Bastos e Leonardo Rubens

O Flamengo, como todos os outros clubes, foi prejudicado financeiramente por causa da pandemia do coronavírus. A diretoria Rubro-Negra busca equilibrar as finanças com vendas de jogadores. A bola da vez é Gerson, xodó da torcida do Mengão que pode estar de saída para a França, para defender o Olympique de Marselha. A negociação está perto de um desfecho e deve acontecer ainda nesta semana. A proposta de quase R$ 160 milhões, atraiu o clube carioca e o atleta, que já parece ter aceitado a transferência.

O Diário do Fla buscou jogadores em fim de contrato no mercado, que podem ser opções para suprir a ausência de Gerson. Uma delas é o volante do Manchester City, Fernandinho, de 36 anos. O jogador tem contrato com o clube inglês até o dia 30 de junho deste ano e tem um valor de mercado estipulado em 2,5 milhões de euros. Neste caso, o técnico Rogério Ceni teria que encontrar um esquema tático em que Fernandinho encaixe. Poderia, por exemplo, adiantar um pouco Diego, que no momento está atuando como primeiro volante da equipe.

Confira os números de Gerson pelo Flamengo

Outra opção seria o meia Renato Augusto, que já jogou no Fla. O atleta tem contrato com o Beijing Gouan da China até o final do ano e poderia ser uma boa peça de reposição para o meia. Neste caso, o Flamengo poderia esbarrar nos valores altos que o clube chinês pediria. Quando se fala na saída do ‘coringa’, a torcida do Mengão, em sua maioria, cita o nome do meia Arturo Vidal. Atualmente na Internazionale da Itália, o atleta de 34 anos tem contrato até o meio de 2022. O site francês “Foot Mercato” , informou no mês passado, que a diretoria do Mais Querido teria definido o chileno como substituto ideal de Gerson.

Siga Diário do Fla no Twitter

Além do meio campo, o Mais Querido busca peça de reposição para a zaga a um bom tempo. O clube até hoje não conseguiu suprir a ausência do Pablo Marí, que deixou o clube em 2020. O sistema defensivo não vem funcionando bem, inclusive, o aproveitamento em jogadas aéreas não é animador. Léo Pereira e Gustavo Henrique foram duas apostas da diretoria, mas até hoje não corresponderam às expectativas. Léo foi contratado após destaque no Athletico Paranaense, e o Gustavo, após uma excelente temporada no Santos em 2019. O desempenho dos dois atletas fez com que Rogério Ceni improvisasse Willian Arão na posição, que acabou se tornando seu homem de confiança. Ao lado do camisa 5 tem o Rodrigo Caio, a única unanimidade e que hoje não possui substituto à altura no elenco. O zagueiro inclusive voltou à ser convocado para a seleção brasileira, e isso pode prejudicar mais ainda a defesa.

No mercado, são poucas opções em fim de contrato. Uma delas é o jogador David Luiz, que inclusive está no Rio de Janeiro e postou em sua rede social uma música em alusão a torcida do Mengão. O defensor tem contrato com o Arsenal, da Inglaterra, até o dia 30 de junho, mas não chegou a um acordo para renovação e está livre no mercado para assinar com qualquer equipe.

Outro jogador que a partir do dia 30 de junho estará livre no mercado é o Balbuena. O atleta teve uma boa passagem pelo futebol brasileiro, no Corinthians, e seu destaque chamou a atenção do futebol inglês e acertou sua transferência para o West Ham, onde está atualmente e em fim de contrato.

Apuramos nomes de outros jogadores que estão perto do fim de vínculo com seus clubes e irão ficar livres para assinar com qualquer clube, a partir do meio do ano.

Volantes

Luiz Antônio – Ajman Club – contrato até 30/06/2021 – valor de mercado 1,00 milhões de euros.

Jean – Palmeiras – contrato até 30/06/2021 – valor de marcado 800 mil euros.

Meias

Domingo Blanco – Independiete (Argentina) – contrato até 30/06/2021 – valor de mercado 3,00 milhões

Juan Mata – Manchester United – contrato até 30/06/2021 – valor de mercado 3,00 milhões de euros

Pontas

Wellington Nem – Fortaleza – contrato até 30/06/2021 – valor de mercado 800 mil euros

Franco Ribéry – Fiorentina – contrato até 30/06/2021 – valor de mercado 3,00 milhões de euros

Atacante

Giovani dos Santos – América do México – contrato até 30/06/2021 – valor de mercado 1,50 milhões de euros

Carlos Tévez – Boca Júniors – contrato até 30/06/2021 – valor de mercado 1,00 milhões de euros

Diego Tardelli – Atlético Mineiro – contrato até 31/05/2021 – valor de mercado 900 mil euros

Diogo (já jogou no Flamengo) – Pathum United – contrato até 31/05/2021 – valor de mercado 650 mil euros

Lateral direito

Jesus Navas – Sevilla – contrato até 30/06/2021 – Valor de mercado 3 milhões

Zagueiros

Juan Jesus – Roma – contrato até 30/06/2021 – Valor de mercado 2,5 milhões de euro