O Flamengo conquistou junto com o Fluminense a administração do Maracanã pelos próximos 20 anos. Líder do consórcio, o Rubro-Negro busca implementar algumas mudanças na gestão do estádio. De acordo com a apuração do site “Mundo Rubro-Negro”, uma das propostas é incluir uma cartilha para a aparência de funcionários.
A proposta foi reciclada da antiga norma idealizada pela empresa Odebrecht ao vencer outra licitação, em 2013. Na cartilha, estão incluídas algumas normas para o “Plano Operacional para Dias de Jogos e Outros Eventos”. A ideia é buscar um padrão de excelência no atendimento dos torcedores ou outros tipos de clientes.
“Como forma de manter o mais alto grau de padrão de serviços, a etiqueta profissional terá um papel importante nesse processo. O funcionário tem apenas uma única oportunidade para causar uma boa impressão ao torcedor ou visitante do Complexo. Assim sendo, a aparência se torna parte essencial para a criação de uma experiência inesquecível”, diz a introdução às normas.
A cartilha impõem regras novas sobre o uso de uniformes, comportamento e até mesmo acessórios. As normas interferem inclusive no corte de cabelo. Para este, ficou definido que “para mulheres, cabelos mais compridos que os ombros devem ser mantidos presos em coque, trançado, ou em rabo de cavalo” e “para homens, corte profissional que não estenda cabelos na nuca ou cubra as orelhas”. Confira as normas completas abaixo: