Flamengo gera grandes expectativas para a Libertadores após goleada sobre o Bahia

Rubro-negro, com muita confiança, enfrentará o Defensa y Justicia pela Libertadores após a vitória por 5 a 0 no Brasileirão

Flamengo gera grandes expectativas para a Libertadores após goleada sobre o Bahia.
Gabigol na partida contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo.

Depois de ouvir muitas críticas pela atuação coletiva com baixo rendimento na Libertadores, o Flamengo de Renato Gaúcho passou a ouvir uma série de elogios pela mesma questão. Isso graças à ótima vitória por 5 a 0 sobre o Bahia no último domingo. Com a goleada no Estádio do Pituaçu, o Flamengo chegou à sexta colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos e 2 jogos a menos.

Obviamente, o destaque vai para o ataque rubro-negro. Além disso, em sua estreia no Campeonato Brasileiro 2021, após 12 rodadas, Gabigol conseguiu marcar um hat-trick (o segundo com o Manto Sagrado rubro-negro). Com isso, o jogador entrou para o Top 10 dos artilheiros do Brasileirão na era dos pontos corridos.

Uma vez que a equipe como um todo fez uma partida espetacular, as expectativas para o confronto contra o Defensa y Justicia na quarta-feira (21) começam a crescer. Mas é importante notar algumas diferenças entre o elenco que disputou a partida da Libertadores e aquele que atuou no fim de semana pelo Brasileirão.

Renato Gaúcho não contou com Willian Arão e Diego Ribas no jogo em Buenos Aires. O primeiro estava suspenso, enquanto que o segundo estava superando uma lesão. No entanto, os dois jogadores foram fundamentais para a dinâmica da equipe na goleada, assim como mostra a análise tática do Diário do Fla sobre a partida.

Siga o Diário do Fla no Twitter

O sistema defensivo do Flamengo

Outro ponto que merece destaque é a dupla de zaga, composta por Léo Pereira e Gustavo Henrique pelo terceiro jogo seguido. Os dois apresentam, aos poucos, uma nítida evolução e também um ganho de confiança. Ainda mais, sofreram apenas um gol nesses três últimos jogos. Sobre a partida do último domingo, o Bahia quase não teve oportunidades para finalização.

De acordo com o jornal esportivo Lance!, o treinador do Flamengo já demonstrou que tem confiança nos dois. “É fundamental o chefe passar confiança. Corrigir, como tenho feito, e passar confiança. Eles não chegaram no Flamengo à toa, e sim pela qualidade deles nos clubes. Têm total confiança minha, como o Bruno Viana e o Rodrigo Caio. Nos últimos dois jogos se comportaram bem melhor. Estiveram ainda mais seguros. Não tomamos gols em dois jogos, e isso é importante para toda a equipe, mas principalmente para a dupla de zaga”, disse Renato.

Porém, Léo e Gustavo não foram os únicos do sistema defensivo que receberam elogios. Os jornalistas estão apontando o lateral-direito Maurício Isla como um dos melhores da partida contra o Bahia. Isso por causa da boa atuação tanto na defesa quanto no ataque, onde, inclusive, o jogador conseguiu dar uma assistência para um dos três gols do Gabigol e quase para um gol do Diego.

Siga o Diário do Fla no Instagram

O retorno de jogadores para as próximas partidas

Certamente, os desfalques atrapalham bastante o Flamengo ao longo da temporada. Há algumas semanas, os motivos para essas ausências eram as Seleções, que estavam na disputa da Copa América. No entanto, agora o motivo é outro: as lesões dos jogadores.

Felizmente, Rodrigo Caio, Bruno Henrique e Thiago Maia já devem estar à disposição do Renato Gaúcho a partir da próxima quarta-feira. Se serão titulares ou reservas, isso vai depender da avaliação do técnico, conhecido por sua habilidade de adaptar os seus times de acordo com “o contexto”.

O Flamengo enfrentará o Defensa y Justicia pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores no próximo dia 21, às 21:30h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O jogo contará com a presença de público e protocolo de segurança devido à pandemia, após as duas equipes chegarem a um acordo sobre o tema. Mas no fim de semana, o rubro-negro voltará a pensar no Campeonato Brasileiro, pois terá um confronto contra o São Paulo no Maracanã, no domingo, às 16h.

Curta o Diário do Fla no Facebook