O futebol feminino do Flamengo recebeu um grande impulso com a chegada de um novo parceiro para as categorias de base. A Vale, empresa brasileira, aportou recursos no projeto de formação do clube, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Esse investimento será realizado até dezembro de 2023.
A base rubro-negra, que foi criada em 2019, é um dos pilares do desenvolvimento do futebol feminino dentro do clube. Desde então, o time tem se destacado, com diversas atletas convocadas para seleções de base e integradas ao elenco profissional. Além disso, o acordo também beneficiará jovens ligadas a projetos sociais, por meio da ampliação da rede de núcleos parceiros, que receberão kits para treinamentos, ações e visitas. O objetivo é promover uma maior integração entre os profissionais do Flamengo. Recentemente, o clube disputou a Liga de Desenvolvimento Sub-14 com uma seleção de meninas provenientes desses projetos.
Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo, expressou sua felicidade com a parceria:
“Estamos muito felizes em fecharmos este contrato com a Vale, mais uma grande empresa que se une ao Flamengo para fortalecer ainda mais os esportes no Brasil. Temos certeza que essa parceria vai ser importante para podermos investir ainda mais no futebol feminino, desde as categorias de base. Flamengo e Vale vão trabalhar juntos no apoio ao trabalho de formação de novas atletas.”
Pamella De-Cnop, diretora-executiva da Fundação Vale, destacou a importância do esporte na formação dos indivíduos e a satisfação em apoiar projetos como as categorias de base do futebol feminino do Flamengo, que estão alinhados com as políticas e diretrizes da empresa:
“Nosso desejo é que o esporte seja, cada vez mais, uma ferramenta de transformação e, para nós, é uma realização poder contribuir para projetos de qualidade como este”.
Vitor Zanelli, vice-presidente de Futebol Feminino, Base e Futsal do Flamengo, ressaltou a importância desse novo passo para o futebol feminino do clube:
“Esse é mais um passo importante dentro do futebol feminino. Desde 2019, a base é um dos pilares do nosso projeto, pois seguimos o lema ‘Craque o Flamengo faz em casa’. A chegada da Vale para contribuir diretamente com a nossa formação mostra que o caminho é esse. Queremos continuar formando com o DNA do clube.”
A partir de agora, os Mantos utilizados pelas equipes de base contarão com a marca da Vale exposta embaixo do número, evidenciando a parceria entre as duas instituições.