Flamengo faz terceira final de Campeonato Carioca consecutiva contra o Fluminense

Paulo Sousa pode ganhar o primeiro caneco pelo Mengão

Flamengo faz terceira final consecutiva contra o Fluminense e conquistar inédito tetra do Estadual
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Flamengo e Fluminense decidem o Campeonato Carioca pela terceira vez seguida. O Mais Querido quer derrotar o time das Laranjeiras pelo terceiro ano seguido e conquistar o inédito tetracampeonato. As equipes vão se enfrentar nesta quarta-feira e domingo, as duas partidas serão no Maracanã. Será a 12ª decisão entre a dupla Fla-Flu.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Em 2020, sob o comando de Jorge Jesus, o Mengão venceu nos dois jogos da decisão. O primeiro duelo foi 2 a 1. Na volta, voltou a ganhar por 1 a 0. Em 2021, o técnico rubro-negro era Rogério Ceni. No primeiro confronto as equipes empataram. Na volta, o Flamengo não tomou conhecimento do Fluminense e fez 3 a 1.

Siga o Diário do Fla no Instagram

Decisões de Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense
(Dados portal “UOL”)

1936 – Fluminense campeão

Apenas seis equipes disputaram essa edição do Campeonato Carioca ( Flamengo, Fluminense, América, Bonsucesso, Jequiá e Portuguesa. Os times se enfrentaram em três turnos. A dupla Fla-Flu terminou empatada com 23 pontos e decidiram o torneio em melhor de três. No primeiro duelo foi 2 a 2, no segundo o Fluminense ganhou por 4 a 1 e se consagrou campeão vencendo a terceira partida por 1 a 0.

1941 – Fluminense campeão

Esse confronto ficou conhecido como “Fla-Flu da Lagoa”. O tricolor chegou na decisão com a vantagem do empate. A equipes se enfrentavam na Gávea e o adversário abriu 2 a 0. O Mengão correu atrás e conseguiu empatar, mas a reação parou aí. Para frear o Mais Querido, os jogadores do Fluminense tentavam isolar a bola em direção à Lagoa Rodrigo de Freitas, por isso, o apelido de “Fla-Flu da Lagoa”.

1963 – Flamengo campeão

O Mengão chegou na decisão com um ponto de vantagem e como a partida terminou 0 a 0, levou o caneco. Esse Fla-Flu ficou marcado como a partida entre times de maior público no Maracanã (177.020 pagantes e 194.603 presentes).

1972 – Flamengo campeão

Flamengo, Fluminense e Vasco se enfrentaram em um triangular final. A equipe de são Januário foi derrotada pela dupla Fla-Flu, que fizeram a grande decisão. No último jogo, o Mais Querido venceu o confronto por 2 a 1.

Curta o Diário do Fla no Facebook

1973 – Fluminense campeão

Flamengo, Fluminense e Vasco chegaram à reta final com chance de título. Por ter ganhado o 2º e 3º turno, o tricolor se classificou para a decisão e ficou esperando o adversário que saiu da partida entre Fla e Vasco, vencida pelo Mengão. Na final, o Fluminense abriu a 2 a 0, o Fla conseguiu empatar, mas viu o adversário reagir e terminar vencedor por 4 a 2.

1984 – Fluminense campeão

Flamengo, Fluminense e Vasco novamente chegaram ao triangular final. A dupla Fla-Flu vence o Vasco e foram para final. Na decisão, Assis marcou na reta final e garantiu o título para o Fluminense.

1991 – Flamengo campeão

No primeiro jogo da final empataram em 1 a 1. No segundo duelo, o Mengão goleou por 4 a 2, com gols de Uidemar, Gaúcho, Zinho e Júnior e levou o título.

1995 – Fluminense campeão

Ano do famoso gol de barriga.

2017 – Flamengo campeão

Everton marcou o gol da vitória no primeiro duelo da final. Na partida de volta, Guerrero e Rodinei garantiram o título pro Mengão.

2020 – Flamengo campeão

Pedro e Michael marcaram os gols do Flamengo na vitória por 2 a 1, no primeiro confronto. No segundo duelo, voltou a vencer, dessa vez por 1 a 0, com gol de Vitinho.

2021 – Flamengo campeão

O primeiro jogo terminou 1 a 1, gols de Gabigol e Abel Hernández. No segundo, o Flamengo fez 3 a 1, com dois tentos do artilheiro rubro-negro e João Gomes fechou o caixão. Mais um título para o Mais Querido.