Rio de Janeiro, 22 de maio de 1997. Diante de 95.125 pessoas no Maracanã, o meia-atacante Carlos Miguel do Grêmio marca o segundo gol dos gaúchos aos 34 minutos do segundo tempo e empata a decisão da Copa do Brasil contra o Flamengo. O resultado garante ao tricolor seu terceiro título do torneio nacional. O que gremistas não imaginariam naquele momento de euforia é que aquele seria o último triunfo sobre o Flamengo da equipe de Porto Alegre em duelos mata-mata.
Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/
O DIÁRIO DO FLA relembra nessa reportagem, na véspera da primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil, os memoráveis duelos entre gaúchos e cariocas em mata-matas nacionais e internacionais. O primeiro encontro entre eles talvez tenha sido um dos mais memoráveis de todos, tanto que precisou de três jogos para ser resolvido. Foi na decisão do Brasileiro 1982. O Flamengo era o então campeão do mundo e o Grêmio viria a ser em 1983. Dois timaços. No jogo de ida no Maraca 1 a 1, com direito a gol de empate do Fla na bacia das almas. No duelo seguinte em Porto Alegre um pegado 0 a 0. No derradeiro jogo, novamente na capital gaúcha, o Flamengo venceu por 1 a 0, gol de Nunes e garantiu o seu segundo título brasileiro.
* ‘Grêmio é um time que sabe jogar a Copa do Brasil’, diz ex-jogador
O jogo Flamengo x Grêmio é um dos mais recorrentes mata-matas da história do futebol brasileiro. Foram 12 no total, com vantagem rubro-negra: 7 a 5. Além do Brasileiro 1982 o Fla eliminou o rival novamente na Supercopa da Libertadores em 1992, no primeiro dos confrontos pelo futebol internacional. Sete anos depois, na Copa do Brasil de 1999, pelas oitavas de final o Fla eliminou novamente os gremistas. Naquele torneio aconteceria a primeira das cinco eliminações seguidas dos gaúchos frente ao Fla. Na semifinal da Copa Mercosul em 2001 o Fla avançou nos pênaltis. Nas Copas do Brasil de 2004 e 2018, decidido em casa, o Flamengo fez valer o mando de campo e também avançou.
Mas não há rubro-negro que esqueça o último mata-mata envolvendo os dois clubes. Foi pela semifinal da Copa Libertadores em 2019. O mágico time comandado por Jorge Jesus já havia conseguido se impor na partida de ida no Rio Grande do Sul. Com três gols anulados pelo VAR o rubro-negro empatou por 1 a 1 com o Grêmio e foi para o Maracanã precisando de um 0 a 0 para chegar na sua segunda final de Libertadores. Mas isso foi completamente esquecido pelo time que não se limitava a vencer, era preciso oferecer um grande espetáculo. E foi feito. Um inapelável 5 a 0 naquela que é uma das maiores atuações do Flamengo na história do Maracanã.
Apesar do mau desempenho recente, o Grêmio conseguiu impor também marcantes eliminações ao Flamengo no passado em mata-matas e chegou a liderar as estatísticas dos duelos. Além da citada decisão da Copa do Brasil em 1997, em pleno Maracanã, os gaúchos se deram melhor nas quartas de final do Brasileiro 1988, na semifinal da Copa do Brasil 1989 (um 6 a 1 no jogo de volta), novamente na semifinal da Copa do Brasil 1993 e em 1995. Entretanto, já são 24 anos sem eliminar o Flamengo de um mata-mata.
Confira todos os duelos entre Flamengo e Grêmio em torneios mata-mata:
Brasileiro 1982 – Final (Flamengo Campeão)
Brasileiro 1988 – Quartas de Final (Grêmio classificado)
Copa do Brasil 1989 – Semifinal (Grêmio classificado)
Supercopa da Libertadores 1992 – Oitavas de Final (Flamengo classificado)
Copa do Brasil 1993 – Semifinal (Grêmio classificado)
Copa do Brasil 1995 – Semifinal (Grêmio classificado)
Copa do Brasil 1997 – Final (Grêmio campeão)
Copa do Brasil 1999 – Oitavas de Final (Flamengo classificado)
Copa Mercosul 2001 – Semifinal (Flamengo classificado)
Copa do Brasil 2004 – Quartas de Final (Flamengo classificado)
Copa do Brasil 2018 – Quartas de Final (Flamengo classificado)
Libertadores 2019 – Semifinal (Flamengo classificado)