O Flamengo está entre os clubes que ainda não conheceram o sabor da derrota na atual temporada dos campeonatos estaduais pelo Brasil. Embora o desempenho em campo não tenha sido exuberante, a equipe comandada por Tite tem mostrado eficiência. Em sete jogos da equipe principal, incluindo dois clássicos, o Flamengo acumula cinco vitórias e dois empates, sofrendo apenas um gol até agora.
Essa invencibilidade não é mera coincidência. Tite, desde que assumiu o comando do time nos últimos 12 jogos da temporada passada, vem enfatizando o equilíbrio como chave para evitar repetir os resultados de 2023, quando o Flamengo teve um alto número de derrotas. No ano passado, o clube sofreu 19 derrotas em 74 partidas, marcando o pior desempenho desde 2015.
Em contraste, nos anos de conquistas expressivas, como em 2019 e 2020, o Flamengo teve um número significativamente menor de derrotas. Por exemplo a temporada de 2019, marcada pela tríplice coroa, registrou apenas nove derrotas, enquanto em 2020 foram 13, mesmo ano em que conquistaram o Brasileiro e o Carioca, além de outros títulos. Em 2021, o número de derrotas foi o mesmo, com 13, e em 2022, quando conquistaram a Libertadores e a Copa do Brasil, foram 15 derrotas ao longo do ano.
Atualmente, o Flamengo ocupa a vice-liderança na tabela de classificação do Campeonato Carioca, com 15 pontos somados em quatro vitórias e três empates. O próximo desafio da equipe será contra o Bangu, na quinta-feira (15), às 21h30, na Arena Batistão, em Aracaju, Sergipe.