Flamengo e Palmeiras: Quais são as semelhanças e diferenças das equipes em relação ao início da temporada?

DIÁRIO DO FLA conversou com o jornalista Rodrigo Coutinho para opinar sobre o assunto

Flamengo e Palmeiras: Quais são as semelhanças e diferenças das equipes em relação ao início da temporada?
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Flamengo e o Palmeiras jogarão no próximo domingo, ás 16h, no Allianz Parque, pela primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro. As duas equipes já se enfrentaram nesta temporada pela final da Supercopa e na estreia do Brasileirão.

Em ambos os jogos, o Rubro-Negro levou a melhor. Na decisão, o Flamengo conquistou o título nas penalidades e no Brasileirão, o Mais Querido venceu a equipe alviverde por 1×0 no Maracanã. Mas a pergunta que fica: Quais são as semelhanças e diferenças dos estilos de jogo das duas equipes em relação ao início da temporada? O DIÁRIO DO FLA conversou com o jornalista Rodrigo Coutinho para opinar sobre o assunto.

Siga o Diário do Fla no Twitter

“De forma geral, não existe uma diferença muito grande da Supercopa do Brasil para cá. Existe umas diferenças pontuais, por exemplo: O Palmeiras mudou a escalação, o Dudu entrou no time, que é um jogador de mais qualidade. O Scarpa perdeu espaço, o Rony tem recuperado espaço, o Luis Adriano perdeu espaço. Então, é muito mais uma alternância de jogadores no time, que mexe um pouco com a característica da equipe. Claro que o jogo tem 90 minutos e isso não vai acontecer o jogo inteiro, mas se eu tivesse que apostar, eu apostaria que o Flamengo vai ter muito mais tempo com a posse de bola tentando propor o jogo e o Palmeiras reagindo mais no contra-ataque. No time do Flamengo, em termos de ideia, pouca coisa mudou. Mudaram funções de jogadores. Filipe Luís com Rogério Ceni fazia uma saída com os zagueiros, agora quem faz é o Arão. Agora o Filipe Luís está um pouco mais solto para atacar por dentro ou pelo lado. Com o Rogério, o time jogava na maioria das vezes no 4-4-2, agora está jogando em um 4-2-3-1. Mas em termos de movimentação, não muda muita coisa. Os jogadores tem basicamente os mesmos movimentos. É o Isla solto pela direita, Éverton Ribeiro saindo da direito para o centro, e Bruno Henrique e Arrascaeta revezando entre jogar próximo do Gabigol ou aberto pela esquerda. Então, não há tanta diferença. Claro que a saída do Gerson pesa, ele era um dos titulares da equipe e o Diego vive um momento irregular. A gente não sabe se o Diego vai ser titular, porque o Thiago Maia está crescendo e tem o Andreas Pereira. Mas eu acho que não tem tantas diferenças. São times que jogam de forma bem parecida do que jogavam na Supercopa do Brasil”, disse Rodrigo Coutinho.

Siga o Diário do Fla no Instagram

A rivalidade entre Flamengo e Palmeiras vem aumentando muito nos últimos anos. Além da rixa das torcidas, os dois clubes possuem uns dos melhores elencos da América. Em 2016, a equipe alviverde conquistou o Brasileirão e os jogadores provocaram os rubro-negros fazendo o ‘cheirinho’. No ano de 2019, o Mais Querido que levantou a taça e durante a comemoração, Gabigol cantou a música ‘O Palmeiras não tem mundial’.

As duas equipes contam com jogadores consagrados que podem a qualquer momento decidir a partida. A equipe alviverde vem com tudo em busca de uma vitória em cima do Rubro-Negro. Vale lembrar que o Palmeiras não vence uma partida do Flamengo desde 2017.