Flamengo deve assumir o time feminino de futebol

Modalidade deve passar a fazer parte da pasta profissional

Flamengo deve assumir o time feminino de futebol
Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo

Atualmente, o Flamengo tem uma parceira com a Marinha do Brasil para montar o time feminino de futebol, mas a diretoria rubro-negra já está se organizando para assumir a modalidade e ter no elenco jogadoras que sejam apenas atletas do clube.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Em setembro, o clube anunciou que o banco BRB será patrocinador master da equipe e promete promover revelar novas jogadoras e estimular o desenvolvimento da modalidade. A torcida espera que as meninas realmente tenham mais apoio, tanto que se movimentaram nas redes sociais e levantaram a hashtag #FlaAssumeAsMinas. Porém, não é tão simples. De acordo com “O Globo”, Marcos Braz não é contra o Flamengo assumir o time feminino, mas é uma decisão que cabe ao Rodolfo Landim. Inclusive, o presidente disse em 2019 que a equipe feminina passaria a integrar a pasta profissional de futebol, mas não aconteceu. Mais um desfalque: João Gomes é diagnosticado com dengue.

Siga o Diário do Fla no Instagram

O futebol feminino foi criado no clube em 2015, na gestão do Bandeira de Mello, quando a Conmebol exigia que os times que disputassem a Libertadores, tivessem times femininos. Até hoje, as atletas treinam no centro de treinamento da Marinha e jogam pouquíssimas partidas na Gávea, mas um ponto positivo é que estão tendo os jogos do Campeonato Carioca transmitidos pela FlaTV e as jogadoras estão participando dos lançamentos dos uniformes e de algumas ações feitas pelo clube.

Em uma recente entrevista para a “ESPN”, o coordenador do futebol feminino do Fla, André Rocha, revelou os planos da categoria para o futuro e ainda garantiu contratações bombásticas para as próximas temporadas.

Curta o Diário do Fla no Facebook

“A gente está terminando o segundo ano. Está partindo para um terceiro momento agora, então, assim como eu falei no início, nosso projeto é que: ano que vem nós vamos ter um time muito competitivo? Um time que vai disputar títulos? Vamos. O projeto é que, para 2023, nós vamos ganhar todos os títulos. Para 2022, a ideia não é ganhar todos os jogos mas “entrar todo jogo, se não como favorito, vai estar próximo (do favorito) nas enquetes como possível vitória. A gente tem uma projeção de melhora grande. Mas uma projeção assim, em 2023, qual é o meu objetivo em 2023? Igualar ao futebol masculino. Nós vamos ter nomes para derrubar as redes sociais! A gente já faz ideia de algumas e está dando oportunidades para outras. Já temos boas surpresas. Só desse período de treinamento e do primeiro jogo que elas estão fazendo, sabemos algumas meninas que com certeza vão estar compondo com a gente o elenco principal para a próxima temporada”.

Apesar das promessas feitas, “O Globo” enviou alguns questionamentos para a direção do clube e que não foram respondidos. Uma das perguntas era se já existe uma data para que o Flamengo assuma o futebol feminino integralmente e quantas jogadoras são contratadas do clube e quantas são da Marinha.