Flamengo e Athletico, confronto de rubro-negros na 23ª rodada do Brasileirão, é um dos duelos mais equilibrados do futebol brasileiro. Os números gerais do clássico em jogos oficiais indicam uma pequena vantagem para o Mais Querido do Brasil. Em 65 partidas, o Fla venceu 26 contra 24 dos paranaenses. Houve ainda 15 empates.
Embora o Furacão possua ligeira vantagem em duelos pelo Campeonato Brasileiro (22 vitórias contra 18 do Flamengo) nas últimas 10 partidas entre as equipes os cariocas impuseram um grande predomínio. Foram seis triunfos contra apenas dois do adversário e dois empates. Duas dessas vitórias aconteceram em Curitiba, algo inimaginável para o Flamengo até alguns anos atrás. Em 2019 no segundo turno do Brasileirão com dois gols de Bruno Henrique, a partida terminou 2 a 0. Em 2020, em duelo pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Fla também venceu na Arena por 1 a 0 e encaminhou a sua classificação à fase seguinte.
Atuando como mandante contra o Athletico, o Flamengo não perde desde a temporada 2018. Na ocasião, já sem chance de conquistar o título brasileiro, o Fla perdeu para o Athletico por 2 a 1 em pleno Maracanã. A partida marcou a despedida de Lucas Paquetá do clube, antes de ir jogar no Milan. O zagueiro Rhodolfo marcou o gol dos cariocas. Matheus Rosseto e Rony, hoje jogador do Palmeiras, marcaram os gols da vitória paranaense.
Flamengo e Athletico vão se encontrar com frequência no trecho final da temporada. Além do confronto deste domingo no fim do mês se reencontram em uma eliminatória de Copa do Brasil, na fase semifinal. Em 2013 o Fla foi campeão pela última vez da competição na decisão contra o Furacão. Em 2020 também eliminou o rival nas oitavas. E em 2019, a única eliminação de Jorge Jesus sob o comando do Fla, justamente para o Athletico nas quartas de Copa do Brasil, após dois empates por 1 a 1 e eliminação nos pênaltis. O Fla também ganhou do oponente na final da Supercopa do Brasil em 2020, um inapelável 3 a 0.