Teve início na manhã deste sábado as 08h a votação que vai definir o presidente do Flamengo para o triênio 2022 a 2024. Os sócios do clube terão até as 21h para exercer sua preferência no ginásio Hélio Mauricio, na sede da Gávea. Além do presidente serão definidos o vice geral e os presidentes e vices da Assembleia Geral, além de membros do corpo transitório do Conselho Deliberativo e do Conselho de Administração.
Quatro chapas estão aptas a serem votadas no pleito deste sábado. A chapa roxa é encabeçada pelo atual presidente Rodolfo Landim que busca a reeleição. Marco Aurélio Assef (chapa azul), Ricardo Hinrichsen (chapa branca) e Walter Monteiro (chapa ouro) são os concorrentes de Landim.
O pleito acontece em meio a um cenário de muitas críticas ao futebol depois das perdas de todos os títulos importantes na temporada. Torcedores e opositores a Landim cobram do dirigente uma reformulação completa do departamento de futebol com a maior profissionalização da pasta. Defensores do atual presidente argumentam que sua gestão foi uma das mais vitoriosas da história do Flamengo.
O primeiro grande desafio do eleito será a definição do novo técnico do Flamengo. Renato Gaúcho foi demitido depois de perder a Libertadores e o Brasileiro, além da Copa do Brasil. A prioridade do clube é que seja um técnico estrangeiro. O rubro-negro ainda tem dois compromissos pela temporada 2021: o Santos e o Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro. A temporada 2022 tem previsão de início para 26 de janeiro.