Flamengo defende contra Palmeiras maior invencibilidade da história do clássico

Sequência atual é igual a maior obtida pelo Palmeiras entre 2014 e 2019

Flamengo defende contra Palmeiras maior invencibilidade da história do clássico
Rubro-negro venceu nos dois turnos do Brasileirão. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo defende muita coisa no jogo do ano contra o Palmeiras no próximo dia 27 de novembro na grande final da Libertadores em Montevidéu, capital do Uruguai. Uma delas é a invencibilidade atual dos confrontos contra o alvi-verde, que é de nove partidas. A última derrota diante do Verdão aconteceu na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017, 2 a 0 no Allianz Parque. Desde então foram cinco vitórias e quatro empates, justamente no período em que os clubes passaram a protagonizar as disputas do futebol brasileiro.

Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/

O rubro-negro se não perder na final da Libertadores para o Palmeiras alcançará a maior sequência da história deste clássico inter-regional. Curiosamente o Palmeiras também impôs nove jogos de invencibilidade ao Flamengo no período justamente anterior à sequência iniciada pelo Flamengo em 2018. O empate por 1 a 1 no Maracanã na 31ª rodada do Brasileirão 2018 foi também o nono jogo de invencibilidade do Palmeiras no período iniciado em 2014. Foram quatro vitórias do alvi-verde e cinco empates.

A sequência do Flamengo contém alguns duelos marcantes que demonstram a força do time mais vencedor do futebol brasileiro a partir da temporada 2019. Em 2019, no ano mágico do futebol irresistível da equipe comandada por Jorge Jesus, o Fla aplicou um 3 a 0 no Maracanã e um 3 a 1 no Allianz, fazendo 6 a 1 no agregado. Em 2020, já sem o Mister, a equipe de Domenèc Torrent, desfigurada em virtude de um surto de Covid-19 arrancou um empate por 1 a 1 em São Paulo e venceu em Brasília por 2 a 0. Na decisão da Supercopa do Brasil 2021 após um eletrizante 2 a 2 no tempo normal, o Fla levou nos pênaltis o título. E no Brasileirão deste ano novamente o Flamengo se fez superior. 1 a 0 na primeira rodada no Maracanã e novo 3 a 1 no Allianz, já sob o comando de Renato Gaúcho, com oito desfalques.

Outro fator que torna o Flamengo uma espinha atravessada na garganta de todo palmeirense é o fato de os cariocas jamais terem sido superados em uma decisão contra o Palmeiras. É bem verdade que só aconteceram duas ao longo da história dos duelos. A mais recente, a já citada decisão da Supercopa do Brasil deste ano com o triunfo rubro-negro nos pênaltis. Em 1999 outra decisão continental envolveu os adversários. Na Copa Mercosul, o Palmeiras era o franco favorito pois contava com um dos grandes elencos do país, campeão da Libertadores naquela temporada. Em dois jogos históricos o Fla conseguiu arrancar para o título. No Rio, uma vitória por 4 a 3 e na partida de volta no falecido Palestra Itália outro confronto de tirar o fôlego, com mudanças constantes no placar. O herói do título foi o improvável atacante Lê, que marcou o gol da primeira conquista internacional do Flamengo desde 1981.