Flamengo celebra 22 anos do gol de falta de Petkovic contra o Vasco; relembre

Sérvio balançou as redes aos 43 minutos do segundo tempo e deu o terceiro título estadual seguido do Flamengo diante do Vasco

Foto: Reprodução

Há exatos 22 anos, o sérvio Dejan Petkovic fazia o lendário gol de falta, na final do Campeonato Carioca de 2001, diante do Vasco, no Maracanã e entrava de vez para a história do Flamengo. Entre 1999 e 2001, o rubro-negro foi tricampeão estadual seguido contra o maior rival, que tinha um grande time à época.

O placar marcava 2 a 1 para o Flamengo, mas o resultado ainda dava o título Estadual de 2001 para o Vasco. O rubro-negro precisava de mais um gol, até que no final da partida, o atacante Edilson sofreu falta próximo da meia-lua. Aos 43 minutos do segundo tempo, em uma cobrança magistral, o ídolo Petkovic colocou a bola no ângulo, sem chances para o goleiro Helton e deu o título para o rubro-negro.

Com o gol de Pet, o Flamengo colocou uma sequência de três títulos seguidos em cima do Vasco. Por conta desse fato marcante, o sérvio utilizou o número 43 em seu retorno ao rubro-negro, em 2009, quando foi campeão brasileiro com o Mengão, depois de 17 anos na fila.

O Flamengo é seis vezes tricampeão do Campeonato Carioca. O título de 2001 marcou a quarta vez que o clube conseguiu esse feito, que não ocorria desde 1979. Petkovic já relatou, em entrevistas, que esse gol de falta contra o Vasco, foi um divisor de águas em sua carreira no futebol brasileiro.

Flamengo: Júlio César, Alessandro (Maurinho), Juan, Fernando e Cássio; Leandro Ávila, Rocha, Beto (Jorginho) e Petkovic; Reinaldo (Roma) e Edílson. Técnico: Zagallo.

Vasco: Hélton, Clébson, Alexandre Torres, Géder (Odvan) e Jorginho Paulista; Fabiano Eller, Paulo Miranda, Juninho Paulista e Pedrinho (Jorginho); Euller e Viola (Dedé)  Técnico: Joel Santana.