Flamengo abre 2 a 0, fica com um jogador a mais, mas sofre o empate contra o Grêmio

Vitinho marcou os dois gols do rubro-negro, que perdeu ótima chance de chegar na quinta vitória consecutiva

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Grêmio se enfrentaram nesta terça-feira (23/11), no Rio Grande do Sul, pela partida atrasada da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Focando na final da Libertadores, o Mais Querido foi a campo com o time inteiro reserva. Mesmo assim, depois de uma primeira etapa fraca, a equipe abriu 2 a 0 no segundo tempo, com dois gols de Vitinho. Além disso, o rubro-negro estava com um jogador a mais e a vitória parecia certa. Entretanto, inexplicavelmente, o time recuou, sofreu pressão e tomou o empate, com gols de Borja e Ferreirinha, terminando o jogo em 2 a 2.

O primeiro tempo não foi dos melhores. Com o estádio vazio, o time reserva não atuou com a mesma intensidade do jogo contra o Corinthians, no qual foi embalado pelos quase 50 mil rubro-negros. Assim, o Flamengo praticamente não criou. A equipe não teve nenhuma grande oportunidade e nas vezes que chegou, finalizou mal da entrada da área, seja fraco, com Diego e Victor Gabriel, ou por cima, com Rodinei. Quem mais assustou, inclusive, foi o Grêmio.

O tricolor chegou aos 12. Diego Souza bateu falta com perigo, que Hugo Souza segurou. Já aos 15, a principal chance. Ferreirinha recebeu cruzamento na esquerda, dominou e cruzou para Jhonata, que cabeceou cruzado, tirando de Hugo. Entretanto, na raça, Gustavo Henrique tirou quase em cima da linha e salvou o Flamengo. dois minutos depois, Ferreirinha finalizou dentro da área, mas fraco, nas mãos do goleiro. O Grêmio ainda teve uma ótima oportunidade aos 42. Diego Souza deu um chute muito forte da entrada da área e Hugo fez uma defesa incrível. No rebote, Ferreirinha se atrapalhou e perdeu.

A segunda etapa começou com o Grêmio assustando no primeiro minuto, em finalização de Diego Souza na entrada da área, que tirou tinta da trave. Depois, o ritmo caiu bastante, até os 12 minutos, quando Renato Gaúcho colocou Arrascaeta no lugar de Diego. Assim que entrou, o uruguaio recebeu a bola, dominou e deu uma inversão de jogo perfeita para Rodinei na direita. O lateral dominou com liberdade, avançou e cruzou. Victor Gabriel tentou a bicicleta, mas apenas resvalou. Porém, a bola ficou nos pés de Vitinho, livre na área pela esquerda, que bateu de canhota e abriu o placar.

Apenas dois minutos depois, outro lance que mudou a cara da partida. Vitinho partiu em arrancada, mas foi derrubado por Jhonata. O jogador recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O Grêmio criou uma chance de perigo com Ferreirinha, aos 18, que mandou por cima. O Flamengo respondeu com Kenedy, aos 22, que deu belo chute e parou em ótima defesa de Gabriel, e Vitinho, que arriscou de dentro da área pela esquerda, só que mandou por cima. Aos 28, veio o segundo gol. Arrasca deu uma bola longa, que parecia mais para o zagueiro do Grêmio. Kenedy arrancou, conseguiu chegar antes, passou na velocidade e força e, então, serviu Vitinho, livre na área, que arrumou e chutou de canhota, ampliando.

Vencendo por 2 a 0 e com um jogador a mais, parecia que a vitória estava certa. Mas, no minuto seguinte ao segundo gol, o Grêmio descontou. Ferreirinha invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro para Borja, nas costas de Renê, que marcou. A impressão que passava era que o Flamengo não estava com um a mais. Aos 33, Renato Gaúcho colocou o volante Piris da Motta no lugar de Vitinho, além de Ramon no Renê. O tricolor continuou pressionando, enquanto o Mais Querido recuou. Três minuto depois, o empate. Borja fez o pivô na área para Ferreirinha na esquerda, que arrumou, chutou no cantinho e marcou.

Mesmo depois de sofrer o empate, o Flamengo continuou sendo pressionado. Aos 40, Cortês chutou da entrada da área e balançou as redes pelo lado de fora. Borja, por sua vez, teve ótima chance aos 42, cabeceando com liberdade, por cima do gol. Já aos 44, Ferreirinha fez grande jogada e finalizou, parando em Hugo. Arrascaeta, por sua vezm teve a chance da vitória aos 48. O jogador recebeu na entrada da área e chutou no canto, só que parou no goleiro. No último lance, a grande polêmica. João Gomes recebeu na área, driblou Cortês e foi derrubado, mas o árbitro não deu pênalti e o VAR não chamou.

O Mais Querido agora foca totalmente na final da Copa Libertadores. A equipe enfrenta o Palmeiras no sábado (27/11), às 17h, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Já no Brasileirão, o rubro-negro enfrenta o Sport na próxima partida. O confronto será na sexta-feira (03/12), às 20h, na Arena Pernambuco, pela 35ª rodada da competição.