Com o maior projeto de lojas de clubes do mundo, o Flamengo inaugurou, simultaneamente, na última quinta-feira (2), três novas unidades. Desta vez foram contempladas as cidades de Belo Horizonte, Santana do Parnaíba e Rio de Janeiro. Com estas, já são 175 lojas oficiais em todo o Brasil e nos Estados Unidos, para atender a enorme Nação Rubro-Negra.
Desde o início da atual gestão, em 2019, o Rubro-Negro ampliou em mais de 200% o número de lojas, saindo das 50 de 2019 para as atuais 175 em março de 2023. A meta do clube para este ano é chegar à marca de 200 lojas.
“Quando assumimos a gestão do clube, definimos que um dos projetos a ser fortemente trabalhado seria o das lojas oficiais. Elas, além de terem um papel comercial importante para o faturamento do Flamengo, também são um ponto de contato para o torcedor que não mora no Rio e nem sempre tem a oportunidade de ir ao Maracanã. Ampliar cada vez mais a possibilidade do nosso torcedor em ter acesso aos produtos oficiais do Clube, quer pela proximidade da compra, quer pela maior diversidade e qualidade dos produtos ofertados, é uma das metas do Marketing do Flamengo”, disse Gustavo Oliveira, vice-presidente de Marketing e Comunicação.
“É muito gratificante poder trabalhar para fazer o Flamengo chegar em novas cidades e se aproximar ainda mais do torcedor. Porém, um fato que por vezes passa despercebido para os torcedores, é o impacto econômico que esse projeto gera. São mais de 1.400 empregos diretos e milhares de outros indiretos, em diversos fornecedores de produtos e serviços”, comentou Marcelo Plaisant, diretor da MF Gestão, responsável pela consultoria na gestão das lojas e pelo projeto de expansão.
As lojas oficiais do Flamengo comercializam uma extensa linha de produtos, abastecidos pela adidas, fornecedora oficial de material esportivo do clube, e por mais de 80 empresas licenciadas.
Desde 2020, a área de Marketing vem utilizando as collabs – desenvolvimento de produtos em conjunto com grandes marcas – como uma ferramenta estratégica para aumento do faturamento das lojas, além de ocupar um importante papel de maior diversificação no portfólio de produtos. Marcas como Reserva, Havaianas, Kenner, Starter, Thug Nine, Gilson Martins e, mais recentemente, a Blue Man, oferecem um grande leque de opções para o torcedor.
“As novas parcerias que firmamos, a maior proximidade com fornecedores tradicionais e o crescimento do nosso canal de distribuição exclusivo fizeram com que a receita proveniente dos royalties de produtos oficiais, excluindo a receita do contrato com a adidas, tivesse um crescimento de mais de 130% entre 2019 e 2022”, completou Daniel Bonvini, gerente de Marketing e Licenciamento do Flamengo.