Fifa abre janela de transferências temporária, devido à guerra na Ucrânia

Nova janela está aberta até o dia 7 de abril

Fifa abre janela de transferências temporária, devido à guerra na Ucrânia
Foto: Reprodução

Após a crise humanitária causada pela operação militar da Rússia na Ucrânia, a Fifa irá abrir uma janela de transferências temporária para os clubes e jogadores afetados pelo conflito. Segundo a nota publicada pela entidade, para proteger a integridade das competições e dos atletas, uma nova janela será aberta até o dia 7 de abril, e cada clube terá o direito de registrar apenas dois jogadores que se enquadram nestes termos.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Além disso, a Fifa também confirmou que todos os jogadores e treinadores que atuavam na Ucrânia tiveram seus contratos suspensos até o fim da temporada no país, que ocorre no dia 30 de junho. Enquanto aos empregados dos clubes russos, caso os atletas e os técnicos não entrem em consenso com seus respectivos times até o dia 10 de março, eles possuem o direito de suspender o vínculo unilateralmente até o fim da temporada na Rússia, que também acontece no final de junho.

Os profissionais que tiverem o vínculo suspenso serão considerados ”sem contrato” até a data estipulada e poderão assinar com qualquer outro clube sem enfrentar qualquer consequência jurídica.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

Confira alguns pontos da nota publicada pela Fifa:

  • No que diz respeito à situação na Ucrânia, a fim de proporcionar aos jogadores e treinadores a oportunidade de trabalhar e receber um salário, e para proteger os clubes ucranianos, a menos que as partes no contrato relevante concordem explicitamente em contrário, todos os contratos de trabalho de jogadores e treinadores estrangeiros com clubes filiado à Associação Ucraniana de Futebol (UAF) será considerado automaticamente suspenso até o final da temporada na Ucrânia (30 de junho de 2022), sem a necessidade de qualquer ação das partes nesse sentido.
  • A fim de facilitar a saída de jogadores e treinadores estrangeiros da Rússia, caso os clubes afiliados à União de Futebol da Rússia (FUR) não cheguem a um acordo mútuo com seus respectivos jogadores e treinadores estrangeiros antes ou em 10 de março de 2022 e a menos que acordado de outra forma por escrito, os jogadores e treinadores estrangeiros terão o direito de suspender unilateralmente seus contratos de trabalho com os clubes afiliados à FUR em questão até o final da temporada na Rússia (30 de junho de 2022).
  • A fim de dar flexibilidade aos jogadores cujo registo foi na UAF ou no FUR e que deixaram ou pretendem sair do território da Ucrânia ou da Rússia em consequência da guerra na Ucrânia, os jogadores estrangeiros cujo registo anterior foi a UAF ou a FUR poderão inscrever-se mesmo que o período de inscrição esteja encerrado na associação do clube com o qual celebrem um novo contrato. Para que esta exceção seja aplicável e proteja a integridade das competições, o registro no novo clube precisa ocorrer antes ou em 7 de abril de 2022. Para proteger ainda mais a integridade das competições, os clubes têm o direito de registrar no máximo dois jogadores que se beneficiaram da exceção.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Confira a nota na íntegra: