Fernando Diniz será o novo treinador da Seleção Brasileira até a chegada de Ancelotti

Diniz será interino da seleção brasileira, aguardando a possível chegada de Ancelotti como treinador

(Reprodução: FluTV)

O técnico do Fluminense, Fernando Diniz, será o novo treinador interino da seleção brasileira, segundo apurações do GE. A CBF espera que Carlo Ancelotti assuma o comando até a Copa do Mundo de 2026, e o contrato de Diniz será de seis meses ou um ano, dependendo da disponibilidade do italiano em deixar o Real Madrid.

Nas negociações, ficou acordado que Diniz conciliará seu trabalho no Fluminense e se apresentará nas datas FIFA para comandar a seleção. A CBF entrou em contato com o clube para tratar da liberação, e foi acordado o pagamento de multa para permitir a participação do treinador. Com esse acordo, o Fluminense não será prejudicado nos momentos cruciais da temporada, como os jogos de mata-mata da Libertadores.

Ainda não está definido se Diniz permanecerá na comissão técnica após a chegada de Ancelotti. Seu primeiro compromisso será a abertura das eliminatórias, em setembro, com jogos contra Bolívia e Peru. Ele também terá mais quatro partidas em 2023 pelas eliminatórias, e se Ancelotti não deixar o Real em janeiro, Diniz comandará a seleção em março de 2024, em dois amistosos, incluindo um contra a Espanha.

Há dúvidas sobre quem será responsável por convocar e dirigir o Brasil nos compromissos de junho de 2024, já que o contrato de Ancelotti com o Real Madrid termina no final desse mês. Além disso, o calendário de seleções prevê a Copa América nos Estados Unidos e um pré-olímpico em janeiro, que pode ser realizado na Venezuela.

Ramon Menezes, treinador interino nos primeiros jogos da seleção este ano, continuará no cargo da seleção sub-20. A CBF ainda precisa acertar detalhes importantes com Ancelotti, como salário, comissão técnica, logística e local de residência do italiano.