Fala, Arquibancada: ‘Chapa Azul merece respeito’

Esses homens conseguiram mudar a imagem do clube, transformaram o Flamengo num sonho para os jogadores

Bandeira Conselho Deliberativo do Flamengo marca sessão para discutir suspensão de Bandeira de Mello
(Foto: Divulgação/Flamengo)

Há dois anos e meio iniciamos uma nova era de qualidade em campo, propiciada por um caminho trilhado a partir de 2013 com a famosa Chapa Azul, encabeçada por Wallim Vasconcelos, Bandeira de Mello, Bap, Tostes, Pracownick, Póvoa, o atual presidente Landim e o nome que poucos falam porém um dos mais importantes, responsável pela reestruturação da dívida do Flamengo, Sr. Carlos Langoni, infelizmente levado pela Covid há poucos dias.

Esses homens conseguiram mudar a imagem do clube, transformaram o Flamengo num sonho para os jogadores, em rotina os elogios de atletas estrangeiros ao clube, despertaram um desejo que não havia num passado recente, levaram os torcedores ao êxtase da Glória Eterna e parte da imprensa ao desespero. E ainda que tenham errado muito na administração do Sócio Torcedor e ainda erram, enfim abriram no balancete a linha de receita do torcedor que sempre foi o combustível do clube mas nenhuma administração havia conseguido até aquele momento monetizar a nossa paixão. Hoje o Flamengo busca dar um passo na Europa, para ter uma filial no velho continente, é extraordinário.

As contratações tornaram-se um espetáculo. Trouxemos Gabigol e Gerson após insucessos na Europa ambos ainda no primeiro terço da carreira. Felipe Luís deixou proposta do Borussia, Rafinha também aceitou vir. Pablo Mari saiu da Europa e ganhou a aposta que fez na própria carreira, da Liga B da Espanha para o Arsenal. Sem contar outras boas negociações dentro do futebol brasileiro, como Rodrigo Caio, BH e o gênio Arrascaeta. No ano seguinte trouxemos Pedro e Thiago Maia, além do Michael a revelação do futebol brasileiro em 2019. E não paramos por aí.

Hoje temos dois jogadores que disputam a Premier League, Kenedy e Andreas Pereira, dispostos e apalavrados com o Flamengo, por detalhes entre clubes de vir por empréstimo, e mais uma vez, com pelo menos 10 anos de carreira pela frente. Já seria extraordinário porém ainda pode melhorar, pois temos Thiago Mendes, Lyanco e David Luiz também querendo jogar no clube. Claro que não teremos todos, talvez 2 ou 3, mas o incrível é enxergar o que se tornou aquele clube sem estrutura, sem comando, sem dinheiro, que o Sr. Mano Menezes disse em 2013 que ninguém queria jogar. Hoje jogar no Flamengo é o desejo de muitos atletas, é a chance mais próxima de Seleção Brasileira.

Sobre ontem jogamos bem, controlamos a partida conta o pequenino Sport Recife, tivemos dois gols anulados por detalhes e alguns perdidos pelo time, a maioria na parte final do jogo pelo Pedro. Foi bom vê-lo disposto, querendo, pedindo bola, ainda que a fase continue ruim. Também é ótimo ver o crescimento do João Gomes e do Léo Pereira, e a confiança que eles estão adquirindo, precisaremos de todos até o final da temporada. Enfim soltaram o nosso Lázaro em campo. Pontos importantíssimos para encostarmos no G4, seguimos na briga.

Quarta feira tem mais uma batalha pela Copa. A realidade é que faltam 4 jogos para a volta olímpica e não 3. Temos que respeitar o Olímpia, jogando pra cima, vencendo o jogo e se possível, dando espetáculo para o torcedor presente. Seriedade e determinação para mais uma vitória.

Tudo dando certo Quarta-feira o Tri vai tomando forma e em meio a expectativa do Mundial, vem batendo um pouco de pena do Chelsea, que precisa se reforçar para jogarmos uma final equilibrada no Mundial de clubes, porque o Lukaku não vai ganhar uma do nosso Leo Pereira, em ascenção, o Timo Werner em condições normais será anulado pelo Rodrigo Caio, e o Havertz vai entrar pra coleção no bolso do Felipe Luís, o Isla pode descansar que o Matheuzinho dá conta do Mason Mount e o Thiago Silva, coitado, não alcança o BH nem de Uber. A gente merece mais emoção no BI Mundial que esse time do Chelsea pode nos proporcionar.

Vocês sabiam que com mais 2 vitórias, Renato Gaucho será o técnico mais vitorioso da Taça Libertadores da América em sua história. Esse mesmo técnico que ouvi a vida inteira que era um péssimo treinador e não servia para o Flamengo. Que Deus perdoe essas pessoas ruins!

  • Por Vinícius Cardim, torcedor apaixonado pelo Flamengo e frequentador da arquibancada desde 1987. A opinião é exclusiva do torcedor. Interessados em produção de textos podem enviar para avaliação pelo e-mail redacao@diariodofla.com.br