Eternizados! Nunes e Gabigol são homenageados na Calçada da Fama do Maracanã

Dois dos maiores atacantes do Flamengo, os ídolos marcaram seus nomes na história do estádio

Eternizados! Nunes e Gabigol são homenageados na Calçada da Fama do Maracanã
Foto: Julia Malak

Na tarde desta terça-feira (22), o Artilheiro das Decisões, Nunes, e o Príncipe Rubro-Negro, Gabigol, foram homenageados na Calçada da Fama do Maracanã. A convite do secretário estadual de Esporte e Lazer, Gutemberg Fonseca, os ídolos que marcaram seus nomes na história do Flamengo vestindo a camisa 9, deixaram os moldes de suas pegadas eternizadas no maior templo do futebol.

Os atacantes cravaram seus nomes na história do Rubro-Negro, sendo protagonistas das maiores conquistas do clube. Nunes, o Artilheiro das Decisões, marcou dois gols na vitória por 3 a 0 diante do Liverpool em 1981, na única vez que o Mengão levantou o troféu de campeão do mundo. No Maracanã, marcou 57 gols, sendo o mais marcante o do título do Campeonato Brasileiro de 1980, que iniciou a era mais vitoriosa do Mais Querido.

Assim como o ídolo Nunes, Gabigol ficará para sempre nas memórias da Nação Rubro-Negra após decidir campeonatos importantes. Além da artilharia disparada, Gabi foi o responsável por marcar os dois gols do Flamengo na conquista do Bicampeonato da Libertadores, contra o River Plate, em 2019. O camisa 9 atual do Mais Querido também se tornou o maior artilheiro do Rubro-Negro da competição mais importante da América do Sul, deixando para trás o maior ídolo da história do clube, Zico.

Além disso, Gabigol também se tornou o jogador com mais gols marcados no novo Maracanã, balançando a tradicional rede véu de noiva do estádio 59 vezes.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Após realizarem os moldes das pegadas, Nunes e Gabigol responderam algumas perguntas feitas por jornalistas. Confira:

NUNES

Como é ser ídolo do Flamengo e estar eternizando os pés no Maracanã?

”Emoção muito grande. Quando eu era uma criança de 12 anos de idade em Feira de Santana, eu já tinha um objetivo em mente, um sonho. Meu maior sonho era vestir a camisa do Flamengo e jogar no Maracanã, e eu realizei. Me tornei campeão do mundo com essas cores vermelho e preto, com essa Nação Rubro-Negra, a qual eu tenho maior carinho e respeito. Tenho orgulho de ser Rubro-Negro”.

Qual o gol mais bonito que marcou no Maracanã?

”Contra o Atlético Mineiro, primeiro título brasileiro da história do Flamengo. Eu tive o prazer de fazer o primeiro e o terceiro, com o terceiro sendo o gol do título. Fazer o Flamengo campeão brasileiro pela primeira vez em 1980 foi o maior orgulho da minha vida”.

Você já marcou 5 gols em um jogo aqui no Maracanã, como foi isso?

”Eu treinava para isso, para fazer gols. Se precisasse fazer 10 eu faria, o importante era vencer, eu trabalhava para isso. A gente tinha um time maravilhoso, as pessoas nos conheciam apenas no olhar. Jogávamos com simplicidade, éramos bastante objetivos, sabíamos o que queríamos em campo. Tanto é que nós conquistamos o mundo né? Torço para que um dia você (Gabigol) conquistar também, que você realize todos os seus sonhos e seus objetivos, dando muita alegria para esta Nação”.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

GABI

Como se sente após ser eternizado na história do Maracanã?

”Muito feliz por esse momento, agradeço a Deus, minha família, meus amigos, o staff todo do Flamengo, presidente e principalmente meus companheiros de equipe, porque sem eles isso não seria possível de acontecer, eles que passam a bola para eu fazer os gols. Quero parabenizar também o Nunes, é uma honra muito grande vestir a camisa 9 que um dia foi sua. Agradecer a torcida do Flamengo por tudo, pelo carinho e respeito, espero que a gente possa continuar com esses anos de títulos e gols. Acho que a melhor forma a qual posso retribuir é me esforçando ao máximo”.

O que representa o dia de hoje para você?

”É um dia especial para mim, e se tornou mais especial ainda por estar ao lado dele, compartilhando esse momento, tão novo. Como ele falou, ele esperou um tempinho, para mim foi um pouco menos, então foi um pouco mais especial. Então é como eu falei, é olhar para frente, criar metas novas, porque se você olhar para trás pode acabar se acomodando e isso não faz parte do meu perfil”.

Tem noção da grandeza de Gabigol para a torcida do Flamengo? Como você lida com isso?

”Eu acho que eu tento levar isso com naturalidade até porque eu sei que o próximo jogo é sempre o mais importante. É como eu sempre falo, eu agradeço muito a torcida, eles me fazem querer ficar mais tempo no Flamengo, eles me fazem mais felizes. Então é muito bom viajar o Brasil inteiro e sentir o carinho deles. Eu tenho que pensar sempre que o próximo jogo é o mais importante, e no final de tudo, se um dia eu for embora ou quando eu me aposentar e olhar para trás, vou poder ter essa dimensão. O que eu tento fazer é aproveitar todo esse momento como se fosse o último, sempre que entro no Maracanã e visto a camisa do Flamengo, não só nos jogos mas também nos treinos, eu tento dar o meu máximo e dar meu melhor sempre porque eu sei que represento uma Nação inteira”.

O que esperar a final do Carioca?

”É como eu sempre falo, se eu for parar para pensar em tudo que já fiz eu vou ficar orgulhoso. Mas sempre tento pensar para frente e buscar coisas novas, coisas que possam me motivar e o Carioca agora é algo que me motiva muito. Nunca aconteceu do Flamengo ganhar 4 vezes seguidas, então sei que posso deixar meu nome e dos meus companheiros novamente na história do Flamengo”.

Qual é a sensação de balançar as redes do Maracanã?

”É inexplicável. Você (entrevistador) citou outras torcidas mas que não tem comparação. A torcida do Flamengo é algo inexplicável. Eles fazem parte disso, eles empurram o time, eles também fazem a bola balançar a rede. É como eu digo, todos juntos fazem o Flamengo muito maior”.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, também esteve presente na homenagem feita aos ídolos do Mais Querido e comentou sobre o peso de comandar um clube com mais de 40 milhões de torcedores fanáticos.

”Mais do que uma emoção, é uma responsabilidade. A gente sabe que carrega no ombro a esperança e o orgulho de 42 milhões de torcedores fanáticos pelo Flamengo. Ás vezes eu falo, não de brincadeira, que eu ficava feliz quando o Flamengo ganhava, hoje eu fico aliviado, porque na verdade é uma responsabilidade muito grande. Eu estou muito feliz em estar presente neste evento assistindo esse ”coroamento”, porque o Maracanã para mim é um Templo, meu sonho desde garoto era esperar o domingo ou a quarta-feira para ir no Maracanã ver o Flamengo jogar. E esse são dois dos maiores ídolos que eu tive ao longo da minha vida, e acho que da torcida também”, disse Landim.