O Maracanã é o palco do Flamengo. Lá o rubro-negro joga em casa e tem o apoio da gigantesca nação rubro-negra, que apoia o time. Inclusive, na partida desta terça-feira, contra o Del Valle, na partida de volta da Recopa, o estádio estará mais uma vez lotado. Além do apoio do torcedor, outro ponto importante na lotação do MAracanã, é o lucro financeiro para o clube. Nesse sentido, você sabe o quanto de torcedor é preciso para o estádio dar lucro a um clube?
De acordo com os relatórios do governo estadual, o “custo Maracanã”, para operação do estádio, é de quase R$ 26 milhões por ano. Isso inclusive, variou pouco com a cessão de uso recente para a dupla Flamengo e Fluminense. De acordo com estudo técnico de viabilidade apresentado pelo Governo do Estado, o custo caiu 10% em média por jogo principalmente por renegociação de contratos de alguns fornecedores.
O estudo também aponta que “todos os jogos com menos de 22 mil pagantes foram deficitários, independentemente do valor do ticket médio (que variaram de R$ 20,00 a R$ 37,80)”.
“Assim, neste momento, para fins de planejamento podemos assumir que este é o público mínimo (22 mil pagantes) para se atingir o break even point da operação de uma partida”, diz o relatório apresentado ao TCE.