A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou nesta terça-feira o edital de desapropriação do terreno do Gasômetro. No local, será construído o novo estádio do Flamengo. O documento, prevê um prazo de quatro anos e meio para o vencedor do leilão concluir a obra de construção do estádio. A tendência é de que só o Mais Querido participe com uma proposta.
O período será divido em duas etapas. A primeira é apresentar um projeto final para a construção do estádio, este previsto para durar no máximo 1 ano e meio. A outra etapa seria erguer a propriedade de fato, esta com prazo de 3 anos. Assim, as expectativas são de que o Flamengo inaugure a nova casa em 2029.
“O projeto, a ser apresentado em até 18 meses contados da data da assinatura do Termo de Promessa de Compra e Venda, e executado em até 36 meses prorrogáveis na forma da lei, contados do seu licenciamento, deverá ser elaborado preferencialmente em três etapas: Programa de Necessidades, Estimativa de Custo e Cronograma Físico e Apresentação da Documentação Técnica”, diz o edital.
O primeiro passo será definir as características de todos os espaços necessários à realização das atividades previstas para o empreendimento. Determinada etapa é nomeada de “Programa de Necessidades”. A partir disso, o Flamengo deverá elaborar a estimativa de custo e o cronograma físico da execução das obras.
Logo após, o clube apresentará a documentação técnica da obra. Só assim, terá início o processo de obtenção das licenças necessárias para depois de fato iniciar a execução do projeto.