A AFA (Associação do Futebol Argentino) irá paralisar os jogos dos torneios nacionais em datas-fifa na temporada 2022. De acordo com o portal ”TyC Sports”, a entidade incluiu o artigo 30 no regulamento de competições das Ligas Profissionais de Futebol da AFA para a temporada 2022, que diz: ”Os jogos dos TORNEIOS LPF 2022 não podem ser agendados nas datas da FIFA”.
Siga o Diário do Fla no Twitter
Sendo assim, o River Plate por exemplo, não será desfalcado na próxima Datas-Fifa, que acontecerá entre os dias 24 e 29 de março, onde ocorrerá as duas últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo. A decisão da AFA aliviou o técnico Marcello Gallardo, que na equipe argentina, assim como o Flamengo, possui muitos jogadores importantes convocados que acabavam se tornando uma dor de cabeça em cada Data-Fifa. No entanto, com o novo artigo no regulamento, o River não sofrerá com as convocações constantes de Franco Armani, Héctor David Martínez, Paulo Díaz, Robert Rojas, Nicolás De la Cruz, Juan Fernando Quintero e Julián Álvarez.
Acompanhe o Diário do Fla no Instagram
O River Plate terá todos estes atletas à disposição na Copa da Liga Profissional. Isso porque, com os jogos das Eliminatórias acontecendo entre os dias 24 e 29 de março, os jogos da liga argentina terão alguns dias de recesso. A sétima rodada do campeonato nacional será realizada no final de semana de domingo, 20 de março, e a oitava apenas a partir de sexta-feira, 1º de abril.
Curta o Diário do Fla no Facebook
Enquanto isso, no Brasil, o Flamengo enviou uma carta contestando o Regulamento Geral de Competições, publicado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). No documento, o Rubro-Negro mostrou descontentamento com vários tópicos, sendo um dos principais, o adiamento de jogos dos campeonatos nacionais durante as datas-Fifa. Vale lembrar que o clube carioca enviou um documento onde havia 24 pedidos de mudança no regulamento, muitos deles, ignorados pela CBF.
Confira a parte da carta onde o Mais Querido critica a atitude da CBF em relação às Datas-Fifas:
“Não foi acatada qualquer sugestão quanto ao grave desequilíbrio técnico que a convocação de jogadores para as seleções nacionais tem causado nas competições nacionais organizadas pela CBF”