Equilíbrio! Flamengo e Atlético possuem o mesmo número de vitórias em jogos oficiais do confronto

Cada clube venceu 30 vezes o duelo em partidas oficiais

'Flamengo x Atlético-MG perdeu característica de final', opina jornalista.
Partida entre Flamengo e Atlético-MG, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo.

Flamengo x Atlético-MG protagonizam a maior rivalidade entre clubes de estados diferentes do futebol brasileiro. As equipes, que se enfrentam neste sábado no Maracanã às 19h pela 29ª rodada do Brasileirão, possuem jogos épicos que contribuem para que esta seja a partida de maior média de público da história do Campeonato Brasileiro. A vantagem é rubro-negra no confronto direto.

O confronto do segundo turno acabou perdendo um pouco da importância em virtude dos tropeços recentes do Flamengo no Brasileirão e a eliminação na Copa do Brasil. Os torcedores dos dois clubes ansiavam por ao menos uma decisão envolvendo as duas equipes na temporada. Mas o Atlético caiu na semifinal da Libertadores e o Flamengo na Copa do Brasil na mesma fase. Na partida do primeiro turno deu Atlético: 2 a 1. O jogo marcou a despedida de Rogério Ceni à frente do rubro-negro.

Ao longo da história, Flamengo e Atlético-MG já se enfrentaram 116 vezes, incluindo partidas amistosas. O rubro-negro venceu 46, perdeu 39 vezes e foram ainda 32 empates. Quando apenas jogos oficiais são levados em conta o equilíbrio é total: 30 vitórias para cada clube em 78 jogos.

Rivalidade impulsionada nos anos 80

A grande rivalidade envolvendo Flamengo e Galo data de 1980. Naquela oportunidade os dois clubes eram tão fortes que formavam a base da seleção brasileira. Naturalmente se enfrentaram na decisão do Campeonato Brasileiro. Em duas partidas históricas, o Mais Querido conquistou o seu primeiro título nacional depois de perder por 1 a 0 na partida de ida em Belo Horizonte e dar o troco no Maracanã, 3 a 2. O gol do título foi marcado por Nunes.

A partir dali grandes confrontos aconteceriam. No ano seguinte após 3 polêmicos empates pela Libertadores, o Flamengo avançou de fase e arrancou para o título da principal competição do continente. Em 1987 eles se cruzaram nas semifinais do Brasileirão. Deu Flamengo de novo. Vitória por 1 a 0 no Maracanã e por 3 a 2 no Mineirão, com show de Renato Gaúcho. Dias depois o Fla conquistaria o quarto campeonato brasileiro.

O rubro-negro tem vantagem nos duelos de mata-mata contra o rival. Além das vitórias nos Brasileiros de 1980 e 1987, o Flamengo eliminou o Galo da Copa do Brasil em 2006. O adversário estavam enfraquecido por ter sido rebaixado à Série B e o Fla não teve dificuldades para passar às semifinais do torneio: 4 a 1 no Rio e 0 a 0 em Minas. O Atlético triunfou sobre o Fla nas oitavas de final do Brasileiro de 1986 e nas semifinais da Copa do Brasil de 2014.