Emenda da Globo na Lei do Mandante desagrada clubes

Equipes vão à Brasília pressionar a Câmara dos Deputados contra a emissora

Flamengo e clubes paulistas assinam acordo com empresa para criação da Liga de Clubes
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

A Lei do Mandante segue evoluindo para a consolidação no futebol brasileiro, mas uma emenda da Globo desagradou os clubes da Série A e B. A emissora quer que os efeitos da nova lei só entrem em vigor após o encerramento do atual contrato de transmissão dos jogos. No entanto, os clubes, incluindo o Flamengo, querem a mudança de imediato.

Siga o Diário do Fla no Twitter

Por conta disso, de acordo com o portal ‘Uol Esporte’, os clubes vão à Brasília pressionar a Câmara dos Deputados contra a aprovação da emenda. A votação da Lei do Mandante ocorre nesta terça-feira, às 15h. O objetivo da nova lei é liberar os clubes para negociar os direitos de transmissão quando atuarem com mando de campo.

Acompanhe o Diário do Fla no Instagram

Ainda segundo o portal, os clubes se reunião com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), em audiência com o deputado Fred Costa (Patriota-MG). Na emenda, a Globo alega que “novas legislações não modificam contratos já assinados, que são negócios jurídicos perfeitos, protegidos pela Constituição Federal; e não afetam as competições cujos direitos já foram cedidos pelos clubes, seja para as temporadas atuais ou futuras. De maneira que são corretas disposições do PL que confirmem essa previsão constitucional”

Curta o Diário do Fla no Facebook