Em nove jogos no Equador, Flamengo só sofreu uma derrota que o eliminaria da Libertadores

Equatorianos do Barcelona precisam de diferença de três gols para eliminarem Fla no tempo normal

'Não vejo a menor chance do Barcelona se classificar', declara comentarista
Na partida de ida vitória por 2 a 0 deixou Fla em situação confortável. Foto: Marcelo Cortes/Flamengo.

O Flamengo já está no Equador para o jogo do ano contra o Barcelona pela semifinal da Libertadores da América. O rubro-negro tem uma confortável vantagem no duelo, depois de fazer 2 a 0 no jogo de ida no Maracanã. Para não alcançar sua terceira decisão do torneio em sua história, o Fla precisará sofrer uma derrota de 2 a 0 no tempo normal e neste caso a vaga seria decidida nos pênaltis. Se perder por três de diferença o time de Renato Gaúcho será eliminado.

Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/

Mas no que depender do retrospecto do Flamengo atuando no Equador a torcida rubro-negra pode ficar tranquila. Em nove jogos atuando no país vizinho, o Mais Querido só sofreu uma derrota que o eliminaria da Libertadores. Foi justamente na edição do ano passado, quando o time na época sob o comando de Domenèc Torrent foi goleado por 5 a 0 pelo Independiente Del Valle na altitude de Quito. Na ocasião o Fla vivia o início do surto de Covid-19 no time. Na Libertadores de 2019 o time de Jorge Jesus foi derrotado por 2 a 0 pelo Emelec na partida de ida das oitavas de final mas conseguiu reverter a vantagem na partida de volta.

Flamengo viaja para o Equador com força máxima

Nas demais sete oportunidades em que o Fla atuou no Equador em uma partida oficial os resultados seriam suficientes para que o time deixe o país com a vaga na grande decisão. Em 2014, 2018 e 2020 o Fla venceu por 2 a 1 respectivamente o Emelec e o próprio Barcelona. Este ano derrotou a LDU por 3 a 2. Na temporada 2020 a equipe rubro-negra jogou a primeira partida da decisão da Recopa contra o Independiente Del Valle e empatou por 2 a 2. E na Libertadores 2019 o Fla, ainda sob o comando de Abel Braga, foi derrotado pela LDU por 2 a 1.

Ao longo de sua história o Flamengo atuou no Equador em 17 oportunidades, incluindo jogos de caráter amistoso. Foram nove vitórias, três empates e cinco derrotas. O Fla marcou 35 gols e sofreu 31 nas vezes em que atuou no país vizinho. A primeira vez que o Fla jogou uma partida no Equador foi em 1952, vitória de 6 a 3 contra o Boca Juniors de Cali. O jogo foi no Estádio Olímpico de Atahualpa. Benítez e Nestor, duas vezes cada, além de Huguinho e Esquerdinha marcaram os gols do Fla, que era treinado pelo lendário Flávio Costa. E a última vez foi na vitória por 3 a 2 sobre a LDU em Quito. Gabigol, duas vezes e Bruno Henrique marcaram os tentos do triunfo rubro-negro, o primeiro depois de 59 anos na cidade de Quito.

Jogos Oficiais do Fla no Equador:

Flamengo 2×3 Emelec – Libertadores 2012
Flamengo 2×1 Emelec – Libertadores 2014
Flamengo 2×1 Emelec – Libertadores 2018
Flamengo 1×2 LDU – Libertadores 2019
Flamengo 0x2 Emelec – Libertadores 2019
Flamengo 2×2 Ind. Del Valle – Recopa 2020
Flamengo 0x5 Ind. Del Valle – Libertadores 2020
Flamengo 2×1 Barcelona – Libertadores 2020
Flamengo 3×2 LDU – Libertadores 2021