Em mata-matas Flamengo possui ampla vantagem nos confrontos contra o Athletico

Mais Querido triunfou cinco vezes contra duas do rival na Copa do Brasil

Em mata-matas Flamengo possui ampla vantagem nos confrontos contra o Athletico
Rodrigo Caio em partida contra o Athletico-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Foto: Gilvan De Souza/Flamengo.

Mais um mata-mata se inicia para o Flamengo nesta quarta-feira. O rubro-negro carioca vai a Curitiba defrontar o Athletico na partida que abre as semifinais da Copa do Brasil. Embora haja grande equilíbrio nos confrontos no geral entre os dois clubes, em duelos eliminatórios o Flamengo possui ampla vantagem contra o oponente paranaense. Em sete mata-matas entre os dois, deu Flamengo cinco vezes contra apenas dois triunfos do Furacão.

A primeira vez que os dois clubes se encontraram nesta circunstância foi em 1983, pelas semifinais do Campeonato Brasileiro. Na ocasião o Fla tinha um dos melhores times do planeta e almejava o seu terceiro título brasileiro em quatro temporadas. Nem assim encontrou facilidade pra alcançar a decisão. Apesar dos 3 a 0 impostos na ida no Maracanã, passou por momentos de de dificuldade na volta e perdeu por 2 a 0. Com 3 a 2 no agregado chegou à final onde se sagrou tricampeão brasileiro contra o Santos.

Acompanhe o Diário do Fla nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/diariofla
Twitter: twitter.com/fla_diario
Instagram: https://www.instagram.com/diariodofla_/

Demorou 28 anos para que os dois clubes rubro-negros se encontrassem novamente em um duelo mata-mata. Foi pela Copa Sul-Americana de 2011. O duelo foi válido pela segunda fase do torneio e foi o único internacional na história. Na partida de ida no Rio o Fla ganhou por 1 a 0. No jogo de volta, com gol de Ronaldinho Gaúcho, nova vitória por 1 a 0 na Arena da Baixada. Foi a primeira vez na história que o Mais Querido venceu no alçapão do Furacão.

Flamengo já está praticamente classificado para próxima Libertadores

O principal confronto eliminatório entre Flamengo e Athletico aconteceu em 2013. As duas equipes duelaram na decisão da Copa do Brasil. Era o primeiro de reconstrução administrativa do Fla sob a presidência de Eduardo Bandeira de Mello. Com um time modesto o rubro-negro carioca eliminou Cruzeiro e Botafogo antes da grande final, dois times que jogavam um futebol vistoso na ocasião. Na partida de ida, disputado no estádio do Paraná em razão da Arena da Baixada estar em reforma visando a Copa do Mundo de 2014, empate por 1 a 1. Amaral marcou um golaço de fora da área para o Fla. No jogo de volta no Maraca lotado o Fla se impôs e fez 2 a 0. Foi o primeiro título conquistado pelo Flamengo depois da reforma do Maracanã.

A primeira vez que o Athletico eliminou o Flamengo de um mata-mata aconteceu em 2016. Na extinta Primeira Liga, competição que foi criada sob a liderança da diretoria do Fla em confronto político com a CBF. Entretanto o próprio Fla esvaziou o torneio escalando um time alternativo. Na semifinal, disputada em Juiz de Fora-MG, o Furacão venceu por 1 a 0 com gol de Marcos Guilherme. O campeão da competição, disputada uma única vez, foi o Fluminense.

Na mágica temporada de 2019 nem tudo foram flores para a torcida do Flamengo. O time de Jorge Jesus foi eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico nas quartas de final, logo no início do trabalho do português. Aliás a estreia do Mister aconteceu na partida de ida em Curitiba. O jogo terminou empatado por 1 a 1. No jogo de volta no Maracanã um novo 1 a 1 forçou a decisão da vaga nos pênaltis. O goleiro Santos brilhou defendendo dois pênaltis. Vitinho, Diego e Everton Ribeiro desperdiçaram as cobranças e o Athletico arrancou para a conquista daquela Copa do Brasil. Foi o único revés do Flamengo em 2019, que conquistou os títulos Carioca, Brasileiro e da Libertadores.

Como campeão brasileiro do ano anterior, o Flamengo encontraria o Athletico novamente na volta da Supercopa do Brasil em 2020. O confronto em jogo único disputado em Brasília foi disputado em fevereiro. Os cariocas impuseram mais uma vez o seu futebol irresistível e atropelaram o rival fazendo 3 a 0. Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta marcaram os gols. Foi a segunda final entre os rubro-negros, a segunda com título indo para o Flamengo.

Ainda na temporada 2020 novo duelo de mata-mata entre os clubes. O Flamengo já estava sem o português Jorge Jesus. Ainda sob o comando de Domenèc Torrent o campeão brasileiro venceu os dois jogos. 1 a 0 na Arena da Baixada e 3 a 2 no Maracanã, avançando às quartas de final. Foi a quinta vez que o Fla superou o rival do Paraná em um mata-mata, em sete encontros.

Confira todos os mata-matas entre Flamengo e Athletico:

Brasileiro 1983 – Semifinal:

Flamengo 3×0 Athletico
Athletico 2×0 Flamengo

Sul-Americana 2011 – 2ª Fase:

Flamengo 1×0 Athletico
Athletico 0x1 Flamengo

Copa do Brasil 2013 – Final:

Athletico 1×1 Flamengo
Flamengo 2×0 Athletico

Primeira Liga 2016 – Semifinal:

Flamengo 0x1 Athletico

Copa do Brasil 2019 – Quartas de Final:

Athletico 1×1 Flamengo
Flamengo 1(1)x(3)1 Athletico

Supercopa do Brasil 2020 – Final:

Flamengo 3×0 Athletico

Copa do Brasil 2020 – Oitavas de Final:

Athletico 0x1 Flamengo
Flamengo 3×2 Athletico