Em jogo marcado por polêmicas da arbitragem, Flamengo empata com a Chapecoense

Mais Querido não conseguiu se impor contra o lanterna do Campeonato, mesmo com um jogador a mais por 30 minutos

(Foto: Reprodução/Alexandre Vidal/Flamengo)

Flamengo e Chapecoense se enfrentaram nesta segunda-feira (08/11), na Arena Condá, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando contra o lanterna da competição, o Mais Querido não conseguiu se impor. O time abriu o placar com Matheuzinho, só que viu o adversário virar, com dois gols de Kaio Nunes. O rubro-negro empatou com Michael e teria uma grande chance de conseguir a virada, mas a arbitragem, que já não tinha dado um pênalti claro, marcou um impedimento inexistente de Gabigol e anulou o lance. No segundo tempo, o time carioca ainda ficou com 1 a mais por 30 minutos, porém não balançou as redes e terminou 2 a 2.

O primeiro tempo foi bem agitado. Mesmo praticamente rebaixada, a Chape não se intimidou e foi quem criou a primeira chance de perigo, aos 8 minutos. Mike fez jogada pela direita e cruzou rasteiro para trás, nos pés de Henrique Almeida, livre na área, que mandou por cima. Depois, o Flamengo passou a controlar o jogo. A equipe passou a rondar a área e, aos 21, a primeira polêmica de arbitragem. João Gomes deu lindo toque para infiltração de Gabigol, que encobriu o goleiro e foi derrubado, mas o juiz não deu o pênalti e o VAR, errôniamente, não chamou.

Pouco depois, o Flamengo abriu o placar. Aos 25, Gabigol passou para Matheuzinho na direita, que fez linda jogada individual, driblou dois defensores, entrou na área e chutou cruzado, com força, na bochecha da rede, sem chances para o goleiro. Foi o primeiro gol do jovem lateral pelo time profissional do Mais Querido. A partida parecia estar bem controlada. Após três minutos, João Gomes deu belo passe para Gabigol na área e se deslocou para receber de volta. O camisa 9 não devolveu e finalizou direto, só que sem força, desperdiçando boa chance.

Entretanto, quando parecia que seria uma vitória tranquila, a Chape reagiu. Aos 30, já tinha criado boa chance, em que Denner finalizou com liberdade da entrada da área, só que muito mal. No minuto seguinte, o time empatou. Após chute sem muita força de Henrique Almeida, Gabriel Batista acabou espalmando. Mike pegou rebote, chutou cruzado e Kaio Nunes bateu. O goleiro até defendeu, mas a bola entrou e a equipe empatou. O Flamengo teve uma ótima chance de fazer o segundo com Bruno Henrique, aos 33, que pulou bonito e cabeceou, só que em cima de Keiller. Aos 34, a Chapecoense virou. Anderson Leite recebeu na direita, driblou Michael e cruzou para Kaio Nunes marcar novamente.

A partida continuou agitada. Aos 40, o Flamengo conseguiu o empate. Gabigol recebeu de trás do meio de campo e deu uma enfiada de bola espetacular para a infiltração de Michael. O ponta recebeu na velocidade, de frente para o goleiro. Quando todos achavam que ele iria finalizar, o jogador cortou para a direita, deixando o zagueiro que vinha caído no chão, trombando com Keiller. Então, só empurrou para o fundo das redes. Ainda deu tempo para mais uma polêmica – a maior do jogo. Nos acréscimos, Arão deu lindo lançamento para Gabigol, que deu um chapéu no goleiro. Mas, antes de marcar, o juiz parou o lance por impedimento. O problema é que o jogador partiu de trás do meio de campo e o erro foi grave.

A segunda etapa começou morna. A primeira chegada foi aos 10, em cruzamento rasteiro de Matheuzinho para Bruno Henrique, que o zagueiro cortou na hora da finalização. Então, aos 13, Everton Ribeiro avançou com a bola e, muito próximo da área, sofreu dois chutes de Kaio Nunes. O juiz marcou a falta e deu amarelo para o atacante, que já tinha e foi expulso. A partir disso, começou uma pressão do Flamengo. Na cobrança, ER7 bateu no cantinho, rasteiro, e Keiller fez grande defesa. No minuto seguinte, o Mais Querido teve ótimo contra-ataque com Bruno Henrique. O time chegou em um 3 contra 2, mas BH demorou e, quando passou para Michael, o defensor adversário afastou.

Gabigol teve uma ótima chance aos 17. Bruno Henrique deu belo passe para o camisa 9, quase na pequena área. O atacante finalizou de primeira, só que em cima de Keiller, que fez a defesa. Aos 21, Everton Ribeiro cruzou bola na área, Bruno Viana conseguiu desviar antes da chegada do goleiro e a bola passou raspando pelo travessão. A partida deu uma esfriada. O Flamengo voltou a ter uma chance aos 29, em chute da entrada da área de Michael, que foi por cima. Vitinho ficou muito próximo de marcar aos 35, em bela cobrança de falta que Keiller fez defesa incrível.

Entretanto, foi a Chape quem conseguiu a principal chance. Em contra-ataque, Bruno Silva recebeu bola longa, Gabriel Batista saiu mal e foi driblado. Por sorte rubro-negra, o atacante bateu para fora. Então, aos 43, mais uma polêmica. Everton Ribeiro foi expulso por um pisão em cima de Alan Santos, que o árbitro considerou intencional. No minuto seguinte, Arão ficou com a bola dentro da área e finalizou, mas o goleiro fez outra bela defesa.

O Mais Querido tentou pressionar, só que sem conseguir criar e terminou 2 a 2. Com o empate, as chances de conquistar o tricampeonato Brasileiro praticamente acabaram. O Mais Querido agora foca na partida contra o Bahia. As equipes se enfrentam na quinta-feira (11/11), às 19h, no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.