Edital de licitação do Maracanã será publicado em julho

Flamengo cogita não participar ou fazer uma proposta abaixo da que faria

(Foto: Divulgação)

O edital de licitação do Maracanã será publicado em julho. O documento já está com a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, que vai dar os pareceres. Em seguida, deve retornar para a Casa Civil no final desta semana. A informação foi publicada nesta quarta-feira (29/06), pelo jornal “O Globo”.

Um dos pontos mantidos no edital é a obrigatoriedade ao próximo permissionário de organizar no mínimo de 70 jogos por ano no estádio. O estado trm como objetivo concluir todos os trâmites, como abertura das propostas, escolha do vencedor e assinatura do contrato, ainda em 2022.

O Flamengo, entretanto, cogita não participar da licitação ou fazer uma proposta abaixo da que faria. Isso porque, o clube acredita que a ingerência do estado é indevida e pode causar insegurança jurídica.

O Mais Querido assumiu o estádio ao lado do Fluminense com um termo provisório em 2019, quando teoricamente seria publicado o edital, que vem sendo postergado desde então. Os clubes vem gerindo o Maracanã, custeando, por exemplo, as reformas no gramado.

Entretanto, nos último dias, o Flamengo se envolveu em uma polêmica com o Vasco. O Mais Querido não queria liberar a partida do cruz-maltino no estádio, no domingo (03/07), contra o Sport, devido a um desgaste no gramado. O caso foi parar na Justiça.

Mesmo o Flamengo fazendo parte da gestão do Maracanã, o governo do estado enviou um ofício ao consórcio alegando que caso a partida não fosse liberada eles sofreriam sanções previstas no contrato. Dessa forma, contrariando o Mais Querido, o Vasco conseguiu que o jogo seja realizado no estádio.

A decisão, claro, gerou revolta no rubro-negro internamente. Por isso, o clube cogita não participar da licitação do Maracanã. O grande objetivo do Flamengo é construir um estádio próprio e conversas estão em andamento para isso. Mas, no momento, não há nada de concreto.