‘É uma competição que toda hora tem que mudar a chave’, alerta técnico do Flamengo sobre a Copinha

Fábio Matias reconheceu o bom desempenho na estreia, mas pediu foco para o próximo confronto

(Foto: Bruno Ourique/Diário do Fla)

A estreia do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior foi espetacular. O Mais Querido aplicou a maior goleada da rodada e venceu o Forte-ES por 10 a 0, na Arena Barueri. Em entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO FLA, que está fazendo a cobertura completa da Copinha, o técnico Fábio Matias reconheceu o ótimo desempenho do time, mas destacou que é preciso focar para o próximo confronto.

“Logicamente é um bom resultado, expressivo dentro da competição. Mas, a gente sabe que é uma competição difícil, jogos difíceis sequencialmente vão estar acontecendo. Então, o principal é manter o foco para o jogo seguinte. Mudar a chave e já pensar no próximo adversário, que é a equipe do Floresta”, afirmou.

Campeão da última edição da Copinha, em 2020, pelo Internacional, Fábio Matias sabe bem que o torneio não é simples. Com isso, para não deixar a goleada subir a cabeça dos jogadores, o treinador disse que já começou a preparação mental do time no próprio vestiário após o fim do jogo.

“Ali no final já, no vestiário, a gente colocou alguns pontos em relação à competição e tem falado muito nisso. Uma competição de jogos praticamente dia sim, dia não. Então, a cada jogo que termina você pode ficar alegre, pode ficar feliz, mas não fica muito. Se prepara para o próximo jogo já e concentração total também, principalmente em relação a outras questões, como descanso e etc. Então é uma competição que toda hora tem que mudar a chave”, declarou o técnico.

Uma questão que chamou muita atenção no Flamengo na partida foi a parte tática. Como destacado na Análise Tática do DIÁRIO DO FLA, o Mais Querido variou de formação quatro vezes ao longo do confronto, tendo feito um excelente jogo coletivo. O treinador afirmou que essas variações foram muito trabalhadas ao longo da preparação do time e o jogo foi uma oportunidade de botá-las em prática.

“Isso é uma das situações que a gente trabalhou nessas duas, três semanas de preparação para a Copa São Paulo, então a gente tem que testar variações também dentro do jogo. A gente sabe que vai enfrentar adversários com grande qualidade, mas a qualidade eu acho que vem, principalmente, em relação ao jogador. Então você ter um grupo bom, com jogadores de perfil técnico, que correspondem ao jogo, as coisas ficam também um pouco mais fáceis na instrumentalização das questões de jogo”, disse.

O Flamengo de Fábio Matias agora foca 100% na partida contra o Floresta-CE. O jogo será realizado no sábado (08/01), às 19h. Depois, o Mais Querido, que está no grupo 29, encerra a primeira fase com o duelo contra o Oeste. Todos os confrontos serão realizados na Arena Barueri e terão a cobertura completa do DIÁRIO DO FLA.