‘É o que Sampaoli terá antes de uma nova e decisiva maratona’, dispara jornalista sobre sequência do Flamengo

Jorge Sampaoli pretende aproveitar esse tempo para aprimorar a saída de bola mais sustentada

Os playoffs da Sul-Americana proporcionaram uma rara pausa na agitada agenda do Flamengo, o único clube brasileiro ainda envolvido em três importantes competições: Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.

Com nove partidas nos próximos trinta dias e viagens a Porto Alegre, Belo Horizonte, Cuiabá, Assunção e Curitiba, a equipe do técnico Jorge Sampaoli tem pela frente uma sequência intensa de jogos. Entretanto, o treinador tem uma semana livre para preparar o time e fazer ajustes cruciais para encarar esse desafio.

Segundo o jornalista André Rocha, a tendência é que o jogo contra o América seja tratado com extrema seriedade, principalmente por acontecer no Maracanã, diante da fervorosa torcida rubro-negra. Diferentemente do retorno da última data FIFA, que terminou em vexame diante do Red Bull Bragantino.

Além do treinamento tático, o período sem partidas também será fundamental para esvaziar o departamento médico, que deve contar apenas com a ausência de Erick Pulgar. Além disso, a equipe terá tempo para recuperar fisicamente seus jogadores. Inclusive, há a expectativa de que Matheuzinho retorne e seja relacionado já na próxima partida, proporcionando uma alternativa viável a Wesley, uma vez que Varella está praticamente descartado.

Jorge Sampaoli pretende aproveitar esse tempo para aprimorar a saída de bola mais sustentada, com volantes e laterais se aproximando dos zagueiros para minimizar erros e evitar ligações diretas. A intenção é reduzir os passes recuados para Matheus Cunha, que costuma encontrar dificuldades na frente. Além disso, o técnico quer potencializar a contribuição de Allan e Luiz Araújo no modelo de jogo da equipe.

Outro aspecto a ser trabalhado é a transição defensiva e a fase ofensiva, especialmente contra adversários fechados em linhas compactas, um problema recorrente desde a chegada de Sampaoli. O foco será treinar o bloqueio às tabelas e triangulações por dentro, pontos fracos do Flamengo e pontos fortes do ataque do Grêmio, próximo adversário.

Apesar do tempo ser curto para tantos ajustes, Sampaoli terá que aproveitar ao máximo essa semana de preparação antes de encarar uma nova e decisiva maratona de jogos. A torcida aguarda ansiosamente para ver se o trabalho intensivo nos treinos se refletirá em campo e trará resultados positivos para o Flamengo.