O Mais Querido entra em campo nessa quinta (10) para buscar a classificação para as quartas de final da Libertadores, e a experiência e habilidade técnica de Filipe Luís estão causando uma dúvida na mente de Jorge Sampaoli: ele ou Ayrton Lucas, e quem deve começar o jogo contra o Olimpia no Defensores del Chaco, em Assunção? Essa é a duvida levantada pelo jornalista André Rocha, em texto publicado em seu blog.
A favor de Filipe Luís, sua vasta experiência em grandes jogos e sua capacidade de melhorar a saída de bola da defesa, encontrando soluções de passe improváveis e oferecendo uma opção segura para a circulação da bola. No entanto, sua lentidão na transição defensiva é uma desvantagem, como demonstrado, por exemplo, no gol de Paulinho para o Atlético no Independência.
Ayrton Lucas, por outro lado, tem sido mais contido, apoiando menos pelo interior do campo. Geralmente, Bruno Henrique e Gerson bloqueiam seu caminho pelo lado esquerdo. Embora seu passe preciso seja uma desvantagem, ele compensa ao voltar rapidamente para compor a linha defensiva, contribuindo para a abordagem posicional de Sampaoli e tornando a retaguarda menos vulnerável.
Considerando a tendência do Olimpia atacar mais pelos lados, especialmente pelo lado direito, a opção de Filipe Luís para reforçar a defesa parece ser mais relevante, especialmente dadas as boas atuações da equipe sob o comando de Sampaoli, como os 2 a 0 sobre o Grêmio em Porto Alegre, na ida da semifinal da Copa do Brasil. O número 16 se destacou nesse jogo, atuando com elegância e facilitando o jogo para seus companheiros. Para o Flamengo, manter a posse de bola é fundamental para se defender contra a equipe do Olimpia.
“Sim, há o risco de sofrer com o jogo físico e aéreo da equipe de Chiqui Arce. Justamente por isso a posse será fundamental em Assunção. Assim como a tranquilidade de Filipe Luís.”, finaliza André.