Dorival Júnior vibra com estreia na Seleção: ‘Um momento especial’

Técnico inicia trabalho com uma vitória contra a Inglaterra em Wembley

(Foto: Reprodução)

A Seleção Brasileira venceu a Inglaterra por 1 a 0, neste sábado, no Estádio de Wembley, em Londres. A partida marcou o início oficial do trabalho do técnico Dorival Júnior no comando do Brasil. Em coletiva de impressa após a vitória, o próprio treinador falou sobre a estreia com um resultado importante para a continuação do trabalho.

“É um momento especial. Eu acho que poucas foram as vezes que a Seleção Brasileira venceu em campos ingleses a Inglaterra. Acredito que isso tem que ter um significado pelo momento e condições em que estávamos. Contudo, não podemos esquecer que ainda estamos em um início de trabalho. Estamos no início, ainda temos muito o que fazer para buscar um equilíbrio na equipe”, disse o treinador.

Dorival Júnior foi o terceiro treinador brasileiro a vencer da Inglaterra, em Wembley, com a Seleção. Além dele, apenas Telê Santana e Zagallo conseguiram o feito. Assim, o técnico falou sobre o feito, além de outras questões que envolveram a estreia.

Zagallo e Telê Santana 

“Eu acho que só treinadores que foram importantíssimos na história do futebol brasileiro. Acho que o Zagallo foi o único ser neste planeta que disputou tantas copas e ganhou o que ganhou. Seu Telê que foi meu treinador, deve estar muito feliz com a Seleção jogando o que jogou hoje”.

Compromentimento da equipe

“O comprometimento da equipe já nos mostra um caminho muito importante. É isso que eu espero que possamos repetir nas próximas partidas. O resultado às vezes foge do contexto, mas nós não podemos deixar de ter a entrega que tivemos na tarde de hoje. Foi o nosso principal ganho em relação a uma equipe completamente modificada”.

Desfalques e estreantes 

“De um modo geral, tivemos vários atletas fora, mas isso foi uma oportunidade para outros aparecerem. Isso foi o nosso maior ganho, mostrar que temos um contexto maior de atletas que podem vestir a camisa da Seleção a qualquer momento. Confio muito nesses garotos e espero muito dessa equipe”.

Suporte do resultado 

“Eu acho que o principal é que nós podemos resgatar um pouco daquela confiança, que foi abalada nos últimos tempos. Mas que, não foi culpa de ninguém, foi um fato natural. Agora, precisamos confiar na capacidade que nós temos. Contudo, volta a falar para termos calma, ainda é um início. Vamos voltar a ter um jogo muito difícil na terça-feira (contra a Espanha). Fico muito feliz porque enfrentamos uma das equipes melhor qualidade no ranking mundial, que já tem um trabalho desenvolvido a tempo e mesmo assim tivemos uma série de coisas positivas”.

Endrick 

“Primeiro que um jogador que é protagonista na sua equipe, com tão pouca idade é porque ele tem algo diferenciado. Acho que capacidade e qualidade dele todos nós conhecemos. Se ele está aqui, é para ser utilizado. O Richarlison ainda está em processo de recuperação e está a trabalhar aos poucos para recuperar a melhor forma. Então, foi um momento adequado para usar o Endrick”.

Fabrício Bruno como títular

“Nós pensamos em dar oportunidade para jogadores que não conhecia. No caso dele (Fabrício Bruno), eu já conhecia. Temos que deixar claro que todos os atletas podem ser convocados. Cada um chegará com a condição própria para contribuir com a equipe. São coisas específicas que tiram um nome ou outro da primeira lista, mas eles podem aparecer numa segunda ou terceira lista e serem titular”.