No final do ano passado, a diretoria do Flamengo decidiu não renovar com o técnico Dorival Junior, mesmo depois do treinador levar o Mengão a ser campeão tanto da Copa do Brasil quanto da Taça Libertadores. Desde sua saída, o Flamengo não vive um bom momento, e recentemente, Dorival assumiu um trabalho no São Paulo. Em seus cinco primeiros jogos, teve um aproveitamento superior aos treinadores que o substituíram no time rubro-negro.
No comando do tricolor paulista, Dorival tem 5 partidas, 3 vitórias e 2 empates. Nesses 5 jogos o São Paulo marcou 7 gols e sofreu apenas 1. Para efeito de comparação, Jorge Sampaoli no comando do Flamengo disputou 6 jogos, venceu 2, empatou 1 e perdeu 3. No período 15 gols foram marcados (8 contra o Maringá), e 10 foram sofridos. O aproveitamento do treinador argentino está abaixo dos 40%. Já Vitor Pereira teve um aproveitamento de 60%, mas com muitos jogos de baixo nível do estadual na conta, e 4 títulos perdidos em poucos meses.
Fica cada vez mais difícil explicar a decisão pela saída do treinador que venceu 2 taças pelo Mais Querido, e cada vitória dele no comando de outra equipe, ainda mais quando o Flamengo perde, é mais pressão jogada em cima da diretoria que optou pela troca.