Dorival exalta Endrick após empate contra Espanha: ‘Pode ser um atleta diferenciado’

Atacante foi mais uma vez decisivo para a Seleção Brasileira

(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Em partida com polêmicas de arbitragem, a Seleção Brasileira empatou com a Espanha por 3 a 3, no Santiago Bernabéu. Após o confronto, o treinador Dorival Júnior falou sobre a qualidade e a importância de Endrick no elenco brasileiro.

Com apenas 17 anos, o jovem atacante marcou nos dois jogos desta Data-Fifa, contra Inglaterra e Espanha. Sendo assim, se tornou uma peça decisiva para o repentino sucesso do novo treinador da Seleção, que encerra os primeiros compromissos sem saber o que é perder.

“Acho que é um garoto que promete muito, que vem em uma crescente a algum tempo, foi protagonista do Campeonato Brasileiro do ano passado. Contudo, temos que tomar cuidado o suficiente para termos ele em campo para ele continuar sendo decisivo. Ele tem uma característica única de estar a todo momento com a bola a sua disposição, pela mobilidade e velocidade. É um jogador, que se completar essa formação pode ser um atleta diferenciado”, disse o treinador.

Além disso, o técnico brasileiro ainda falou sobre o temperamento mais elevado do jogo, ausência de Neymar, racismo contra Vinícius Jr e uso de jovens atletas.

Temperatura do confronto

“É um fato natural que acaba acontecendo. Mesmo assim, acredito que os dois treinadores buscaram apaziguar as equipes naquele momento.  Não acredito que tenha ocorrido nenhum tipo de agressão, é natural uma exaltação, mas no sentido respeitoso. Aconteceu alguns atritos, porém mais falados do que com ações”.

Neymar

“Ele ainda está em processo de melhora. Ainda não temos um posicionamento definitivo em relação a sua total recuperação”.

Uso de jovens 

“Sempre imaginei que uma equipe tem que ter um equilíbrio entre a juventude e a experiência. Tudo aconteceu no mesmo momento, tivemos selecionados que não puderam aparecer por conta de lesão. Contudo, em pouco tempo de trabalho acredito que as respostas foram mais positivas do que negativas. Enfrentamos dois adversários difíceis, que certamente vão estar em fases avançadas da próxima Copa do Mundo. Tivemos um grupo jovem, mas que deu uma boa resposta”.

Racismo contra Vinícius Jr 

“Sobre o racismo, o que a gente pede é que tenha uma atitude mais direta. Que o Ministério Público espanhol possa atuar de forma mais direta. Isso porque, é uma vergonha para todos nós. É um garoto que ainda está terminando uma formação e tem tido um ano complicado por conta desses ataques criminosos. Espero que isto pare de acontecer e que ele continue a desenvolver dentro do próprio clube”.