A defesa do atacante Gabigol já se move nos bastidores para reverter a suspensão do jogador. O camisa 10 do Flamengo foi condenado pela Justiça Desportiva Antidopagem a cumprir dois anos afastado do futebol por fraudar exame médico em abril de 2023.
De acordo com a apuração do site “Ge”, a defesa do jogador irá entrar com pedido de efeito suspensivo e também com um recurso pela absolvição do atleta. A Corte Arbitral do Esporte (CAS), tribunal da Fifa na Suíça, julgará o caso.
As ações previstas são diferentes. Um pedido será de efeito suspensivo da decisão desta terça-feira. A defesa irá executá-lo quando a punição for publicada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, isto ainda não aconteceu. Com o recurso emitido, a tendência é de que em duas ou três semanas Gabigol tenha uma resposta.
Por outro lado, a ação de entrar com recurso no CAS, busca além de uma suspensão da decisão. Assim, a tendência deste movimento da defesa é buscar um novo julgamento, desta vez em um tribunal da Fifa, para buscar a absolvição do cliente.
Relembro o caso
Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu. Mesmo com o teste dando negativo para substâncias ilícitas, o atleta ainda foi enquadrado pelos oficiais de coleta com ações que se encaixavam como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Por isso, o atacante respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.