De maior venda do Flamengo a mais caro do mundo: confira como foi a ascensão de Vinicius Junior

Jogador tem valor estimado em 166 milhões de euros

De maior venda do Flamengo a mais caro do mundo: confira como foi a ascensão de Vinicius Junior
Foto: Reprodução

Em sua quarta temporada no Real Madrid, Vinicius Junior viveu altos e baixos com a camisa merengue. Depois de uma boa primeira temporada, o atacante se machucou, perdeu espaço e viu sua trajetória no clube espanhol ficar ameaçada. Porém, após uma boa reta final na temporada 2020-2021, Vini ganhou uma nova vida no Real. Mas, a partir da metade de 2021 que o ex-Flamengo começou a deslanchar.

Siga Diário do Fla no Twitter

Com a chegada de Carlo Ancelotti, Vini Jr rapidamente virou titular da equipe e vem brilhando na atual temporada. Ao todo, o jovem tem 12 gols e 8 assistências em 2021. No ‘UOL’, o jornalista Rodrigo Mattos contou como Vinicius Junior foi de maior venda do Flamengo para o jogador mais caro do mundo.

”Vinicius Jr era monitorado pelos grandes europeus desde os 12 anos. Houve a concorrência do Barcelona que remetia à novela anterior de Neymar, que quase fechou com o Real Madrid. Assim, com a ajuda de Vinicius Jr e de seu empresário, a diretoria do Flamengo acordou que renovaria seu contrato antes da ida para o time espanhol, aumentando a multa para 45 milhões de euros. Com isso, o Real Madrid aceitou pagar o valor mais alto para garantir que não seria posto para trás pelo Barcelona. Ou seja, apesar de ter sido paga a cláusula de rescisão, a saída do jogador foi por meio de negociação. Contratado, Vinicius Jr foi para o time espanhol em 2018. Chegou para jogar no Real de Castilla, sucursal do Real Madrid. Foi cercado de desconfianças e críticas até emplacar como um dos principais jogadores do clube a partir da última temporada”, escreveu, antes de emendar:

”Mais importante são as variáveis relacionadas ao jogador (para estipularem o valor do atlta). Os itens mais relevantes são tempo de contrato e idade do atleta. Vinicius tem 21 anos e meio e seu contrato se estende até o meio de 2024. Por isso, portanto, vale bem mais do que Mbappé, cujo acordo com o PSG acaba no meio do ano. Pelo critério adotado, cada ano de contrato adicional gera um impacto de 22% a mais na avaliação do jogador. Cada ano a menos rende um efeito de 12% a mais no seu preço. Assim, só há dois jogadores acima de 25 anos na lista dos maiores valiosos: o meia Bruno Fernandes, do Manchester United, e o atacante Sané, do Bayern. Além disso, são levados em conta dados técnicos do jogador: número de jogos, de gols, de assistência. E, bastante relevante, é considerado quanto o jogador cresceu na última temporada em relação à anterior, o que explica como Vinicius Jr superou Folden e Haaland, ambos têm idades e contratos similares aos do brasileiro. Como o cálculo mostra uma tendência, tem que levar em conta a curva de crescimento dos atletas”, complementou Rodrigo.

Curta o Diário do Fla no Facebook

Na temporada, o Real Madrid lidera o Campeonato Espanhol, está classificado para as oitavas de final da Champions League e da Copa do Rei. Muito disso por conta da fase iluminada em que vive o garoto criado no Flamengo, que além de estar fazendo dupla memorável com Benzema, tem se tornado um dos melhores jogadores do mundo.