Corinthians e Flamengo se enfrentam neste domingo no clássico das duas maiores torcidas do Brasil. A partida vai acontecer em São Paulo na Neo-Quimica Arena. Apesar de ter sido surpreendido no último no estádio contra o Fluminense, contra o verdadeiro dono do estádio, o Fla tem tido relativo sucesso na capital paulista contra o Timão, como demonstra levantamento dos confrontos feito pelo DIÁRIO DO FLA.
A última derrota sofrida no estádio de abertura da Copa do Mundo de 2014 foi há três anos, quando o Corinthians fez 2 a 1 no Fla pela semifinal da Copa do Brasil 2018 e eliminou os cariocas. Mas em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro o rubro-negro não é superado desde a edição de 2016, quando o Corinthians venceu por 4 a 0. Na ocasião o treinador do Flamengo era o novato Zé Ricardo.
Desde aquela derrota o Fla tem conseguido excelentes resultados no estádio do Corinthians pelo Brasileirão. Na temporada 2017, ano do último título brasileiro corintiano, a partida terminou 1 a 1. Em 2018 o Fla fez 3 a 0 e em 2019 novo empate por 1 a 1. Mas foi no ano passado que o Mais Querido do Brasil demonstrou toda a superioridade diante do Corinthians em sua própria casa. Um inapelável 5 a 1 que representa a maior derrota da história do Corinthians em seu novo estádio inaugurado em 2014.
Desde a citada vitória pela Copa do Brasil em 2018, o Corinthians não conseguiu derrotar mais o Flamengo. São 7 jogos de jejum, com seis vitórias do Fla e apenas um empate. A freguesia recente aumenta se considerarmos os últimos 11 duelos entre os rivais interestaduais: uma vitória do Corinthians, quatro empates e seis vitórias do Fla. O bom desempenho rubro-negro recente fez a dianteira em vitórias no clássico pelo Brasileiro sair de São Paulo para o Rio de Janeiro. Em 69 jogos, 27 vitórias do Flamengo contra 24 do Corinthians.
Os dois adversários tem confrontos marcantes na história do futebol brasileiro, impulsionado pelas grandes torcidas que possuem. Se considerado o histórico geral do confronto não é apenas no número de torcedores que o Flamengo lidera. Em 141 jogos, 57 vitórias rubro-negras, 31 empates e 53 vitórias do Corinthians.