Chegou a hora, Nação! Neste sábado (03), o FlaBasquete tem pela frente a grande decisão da Copa Super 8! Nossos craques da bola laranja entram em quadra às 17h10, no Maracanãzinho, em busca do tricampeonato do torneio mata-mata.
Caminho até a decisão
O caminho do Orgulho da Nação até a final começou no confronto de quartas-de-final, contra o Bauru. Apesar da equipe paulistana chegar ao duelo com quatro vitórias consecutivas pelo NBB, o Orgulho da Nação fez grande partida e avançou às semis sem maiores sustos: 86 a 67. Gabriel Jaú foi o destaque do jogo, com 31 pontos – o suficiente para se tornar a melhor marca da carreira do jovem ala-pivô e igualar o recorde histórico da competição até então.
Na sequência, foi a vez do Paulistano vir ao Rio de Janeiro enfrentar o FlaBasquete em busca da vaga na final. Se o confronto já era promessa de um jogaço, superou qualquer expectativa. As equipes protagonizaram um clássico para ficar marcado na memória do torcedor, que após série de trocas de liderança no último minuto, viu Didi matar a bola decisiva e dar números finais ao cotejo: 83 a 82 para o Mais Querido. Gui Deodato fez incríveis 34 pontos, superou o companheiro de equipe que havia igualado o recorde do torneio na partida anterior, e entrou pra história da Super 8 como maior pontuador em apenas um jogo.
A Unifacisa se classificou na sexta colocação geral e eliminou dois dos favoritos ao título fora de casa, Franca e Minas. A equipe da Campina Grande conta como Rafael Rachel, Cria da Gávea, como um de seus destaques.
Histórico do FlaBasquete no torneio
Bicampeão do Super 8, com títulos em 2018 e 2021, o Mengão busca o tricampeonato. No seu estrelado elenco, o FlaBasquete tem dois MVPs do torneio. Olivinha, que ganhou o troféu em 2021 vestindo vermelho e preto, e Gui Deodato, que ganhou com o Minas em 2022. Ambos terão a chance de se tornarem o primeiro jogador a vencer duas vezes o troféu de atleta mais valioso do torneio, caso o Flamengo vença a partida desta sábado. Na partida anterior, a Maior do Mundo ovacionou o ala rubro-negro.
Veja o que ele disse ao site oficial do Fla:
“Escutar meu nome vindo dessa torcida foi extremamente emocionante e vamos pra cima! Falta mais um, sábado é o dia mais importante das nossas vidas e a gente vai vir com a mesma energia, mesma garra e determinação para ser campeão”, disse Gui Deodato após a vitória contra o Paulistano.