Copa do Mundo 2030: Espanha, Portugal e Marrocos são sede e Uruguai recebe a abertura

Competição terá formato inédito

Novidade! Fifa vai implementar cartão azul no futebol
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira, a Fifa anunciou grandes novidades em relação a Copa do Mundo de 2030. A competição, que terá formato inédito, será disputada em três continentes, tendo como sedes principais a Espanha, Portugal e Marrocos. No entanto, o jogo de abertura será no Uruguai, em Montevidéu, em homenagem a primeira edição da Copa, em 1930.

Além do Uruguai, Argentina e Paraguai também receberão jogos, mas apenas da primeira rodada. Depois de alguns jogos iniciais na América do Sul, a competição se mudará definitivamente para o continente europeu e africano, onde serão realizados os restantes dos jogos na Espanha, Portugal e Marrocos.

Confira abaixo a declaração do presidente da Fifa, Gianni Infantino, sobre o assunto:

”Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo”, declarou o presidente.